As Influencias Fisiologicas Na Psicologia
Pesquisas Acadêmicas: As Influencias Fisiologicas Na Psicologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 18/9/2014 • 1.157 Palavras (5 Páginas) • 2.396 Visualizações
1) Qual foi o papel de David Kinnebrook no desenvolvimento da nova psicologia?
R: Tudo Começou com a diferença de cinco décimos de segundo. Maskelyne percebeu que as observações de Kinnebrook sobre o tempo decorrido na passagem de uma estrela de um ponto a outro era inferior ao seu, que ficou conhecido como incidente de Kinnebrook.
2) Qual a importância do trabalho de Bessel para a nova psicologia? Como esse trabalho estava relacionado com os de Locke, Berkeley e outros filósofos empiristas?
R: Atribui as diferenças individuais distenções de pessoas as quais as próprias pessoas não tem controle, a chama Equação Pessoal. Bessel chegou a conclusão, que a natureza humana do observador deve ser levada em consideração, pois características pessoas de percepção influenciam nas observações e nas anotações, de modo que nem sempre há correspondência exata entre a natureza de um objeto a percepção que temos dele. Os filósofos empiristas, debateram a natureza subjetiva da percepção humana.
Os cientistas foram levados a concentrar-se no papel do observador humano como responsável pelos resultado das experiências.
3) Como o desenvolvimento da fisiologia inicial serviu de base para a imagem mecanicista da natureza humana?
R: A fisiologia tornou-se umadisciplina voltada aos experimentos, principalmente sob a influência do fisiologista Johannes Müller, defensor do método experimental, Sua teoria sobre a energia específica dos nervos também foi muito importante para a fisiologia e a psicologia. Müller afirmava que a estimulação de determinado nervo sempre provoca uma sensação característica, porque cada nervo sensorial possuía energia específica própria, isso o estimulou a realização de muitas pesquisas para localizar as funções dentro do sistema nervoso e apontar os mecanismos sensórias receptores nas regiões periféricas do organismo.
4) Discuta Métodos desenvolvidos para mapeamento das funções cerebrais.
R: A maioria dos fisiologistas realizaram suas pesquisas diretamente nos tecidos cerebrais e essas contribuições foram substancias para o estudo das funções do cérebro. Esses esforços foram para determinar as primeiras partes especificas do cérebro responsáveis pelo controle das diferentes funções cognitivas, Chegou-se a conclusão que os diversos níveis de comportamento tem origem nas diferentes partes do cérebro e do sistema nervoso; Sendo assim Hall a princípio acreditava que o moimento voluntário dependia do cérebro; o movimento de reflexo, da medula espinhal; o movimento involuntário, da estimulação diretados músculos, e o movimento respiratório , da medula. Pierre Flourens, envolvia a destruição sistemática de partes do cérebro e da medula espinhal dos pombos, e assim observava as consequências, concluiu que o cérebro controlava os processo mais elevados ; partes do cérebro médio controlavam os reflexos visuais e auditivos; o cerebelo, a coordenação, e a medula, o batimento cardíaco, a respiração e outras funções vitais. As descobertas de Hall e Flourens , embora consideradas válidas no aspecto geral, são secundárias para os nossos propósitos em relação ao uso de métodos de Extirpação, é uma técnica usada para definir a função de determinada parte do cérebro animal, removendo-a ou destruindo para se observar a as mudanças no comportamento; Já o método clinico é um exame pós-morte das estruturas do cérebro para detectar as áreas lesionadas, consideradas responsáveis pelo comportamento do individuo antes da sua morte.
5) Qual era o objetivo principal da Sociedade de Física de Berlim?
R: Objetivo era a explicação de todos os fenômenos pelos princípios da física.
6) Explique como o desenvolvimento da fisiologia se uniu ao empirismo britânico para formar a nova psicologia.
R: A evolução inicial da fisiologia indica os tipos de técnicas de pesquisa e asdescobertas que fundamentaram a abordagem científica da investigação psicológica da mente, os empiristas britânicos argumentavam que a sensação era única fonte de conhecimento, Bessel demonstrou o impacto da observação das diferenças individuais na sensação a na percepção; Sendo assim os fisiologistas estavam definindo a estruturas e a função dos sentidos, era chegada a hora de estudar e quantificar esse portão de entrada para a mente: a experiência mentalística e subjetiva da sensação. As técnicas disponíveis para a investigação do corpo passaram a ser aperfeiçoadas para a exploração da mente, sendo assim a psicologia experimental estava pronta para começar.
7) Por que a Psicologia experimental surgiu na Alemanha e não em outro lugar?
R: Algumas características exclusivas da ciência alemã que a tornou a sala mais fértil para o crescimento da nova psicologia. No entanto, havia mais oportunidades para pesquisas cientificas na Alemanha que em outros países.
8) Qual a importância da pesquisa de Helmholtz a respeito da velocidade do impulso neural?
R: Helmholtz, Preparou a primeira medição empírica da velocidade de condução, estimulando um nervo motor e o músculo anexada na perna de um sapo, observando exatamente o momento exato do estimulo e do movimentoresultante, Trabalhando assim diversos nervos de vários comprimentos; e observou o tempo entre a aplicação do estimulo no nervo próximo ao musculo e a reação muscular e fez o mesmo estimulando um nervo mais distante. As Medições resultaram no tempo necessário para a rápida condução do impulso neural: aproximadamente 27 metros por segundo.
9) Descreva a pesquisa de Weber referente ao limiar de dois pontos e ás diferenças mínimas perceptíveis. Qual a importância dessas duas ideias para a psicologia?
R: Limiar de Dois Pontos: o ponto em que é possível distinguir duas origens separadas de estímulos, Diferença mínima Perceptível a menor diferença entre dois estímulos físicos, o trabalho de Weber sobre as lineares e a medição de sensação foi da maior importância para a nova psicologia e influenciou virtualmente cada aspecto da psicologia até os dias de hoje.
10) O que ocorreu com Fechner no dia 22 de outubro de 1950? Como ele media as sensações?
R: Na manhã de 22 de outubro de 1950, ocorreu uma ideia sobre ligação entre a mente e o corpo, ele afirmou ser possível encontrar essa ligação quantitativa entre sensação mental e estimulo material, Fechner apresentou duas propostas para medir as sensações. Primeiro, determinas o estimulo está presente ou ausente, se foisentido ou não. Segundo, medir a intensidade do estimulo na qual as pessoas relatam a primeira sensação, ou seja, o limiar absoluto da sensibilidade, que é o ponto de intensidade abaixo a qual a sensação não é percebida e acima do qual ela é sentida.
11) Quais os métodos psicofísicos utilizados por Fechner? Qual o impacto da psicofísica no desenvolvimento da psicologia?
R: São três Métodos Utilizados por Fechner : 1° Método do Erro Médio, 2° Método do Estimulo e 3° Método dos Limites. A psicofísica, já está com a psicologia e a física, proporcionar a psicologia a fundamentação matemática, No século XIX, Filósofo alemão Immanuel Kant, insiste em afirmar que a psicologia nunca poderia ser considerada ciência, pois era impossível medir ou realizar experiências com os processo psicológicos, Com base na psicofísica de Fechner que Wilhelm Wundt concebeu sua teoria da psicologia experimental, Fechner deu á psicologia aquilo que toda disciplina deve possuir para ser chamada de ciência: Técnicas de medição coerentes e precisas
12) .Será que a psicologia experimental teria se desenvolvido naquela época sem o trabalho de Fechner? E sem o trabalho de Werber? Por que?
R: Não,Pois Foi naquela época que se deu a origem de do psicologia experimental foi através deles
...