As Influências Filosóficas Na Psicologia
Dissertações: As Influências Filosóficas Na Psicologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dieuvana • 16/3/2014 • 1.314 Palavras (6 Páginas) • 6.810 Visualizações
1. Por que o pato mecânico causou tanta sensação em Paris de 1739? Qual a relação disso com o desenvolvimento de uma nova psicologia?
As pessoas vinham de todos os lugares para ver o pato mecânico, elas admiravam-se ao ver que o ser humano pudesse criar algo como se fosse natural, a máquina tornou-se a sensação da França então. O mecanicismo tornou-se o zeitgeist da época fazendo as pessoas ver que o Universo era como uma máquina. Foi o princípio básico para a formação da nova psicologia.
2. Explique o conceito de mecanicismo. Como esse conceito foi aplicado aos seres humanos?
Mecanicismo é a doutrina para a qual os processos naturais são determinados mecanicamente e passíveis de explicação pelas leis da física. Esse conceito foi aplicado aos seres humanos através da reflexão de que se desmanchássemos uma máquina entenderíamos o seu funcionamento e que se separássemos o ser humano em partes o compreenderíamos melhor.
3. Qual a relação existente entre o desenvolvimento do relógio e o dos robôs e as idéias do determinismo e do reducionismo?
Ambos tinham movimentos previsíveis e não conseguiriam passar disso, ao menos que fossem programados para fazer algo mais. Por outro lado os robôs foram de certa forma, comparados com os seres humanos enquanto o relógio ao universo, sendo possível a melhor compreensão dos mesmos. Determinismo é a doutrina que afirma que os atos são determinados pelos fatos do passado. Enquanto o Reducionismo é a doutrina que explica os fenômenos em um nível (como as idéias complexas) no que se refere a fenômenos em outro nível (como as idéias simples).
4. Por que os relógios foram considerados modelos para o universo físico?
Era possível desmontar um relógio e entender o seu funcionamento, para compreender o universo físico bastava reduzi-lo à átomos e moléculas, simplificando todo o estudo. Dessa forma o relógio foi considerado um modelo para o universo físico.
5. Quais as implicações da máquina calculadora de Babbage na nova psicologia? Descreva a contribuição de Ada Lovelace para o trabalho de Babbage.
Superando até o ser humano em seus cálculos, a máquina calculadora de Babbage simulava o pensamento humano. Foi um incrível marco para a psicologia moderna ter uma máquina que pudesse simular nosso pensamento. Ada Lovelace, uma das leais patrocinadoras de Babbage, foi a primeira a reconhecer que a máquina calculadora poderia fazer nada além do programado, ela fazia cálculos mais rápidos do que nós seres humanos, porém sua capacidade de criar algo novo e por si própria era improvável.
6. Qual a diferença entre a visão de Descartes a respeito da questão mente-corpo e as visões anteriores?
Na visão de Descartes a mente influencia o corpo, mas a influência deste sobre a mente era maior do que se acreditava. Nas visões anteriores, a mente influencia o corpo, enquanto o corpo não tinha a mesma influência sobre a mente. A explicação dessa visão pode ser facilmente comparada com uma marionete, onde o corpo são as cordas e a mente o manipulador da mesma.
7. Qual a explicação de Descartes para o funcionamento e a interação do corpo humano e da mente humana? Qual o papel do conarium?
De acordo com a teoria de Descartes a mente é desprovida de massa, matéria, porém tem a capacidade do pensamento. A interação entre a mente e o corpo foi explicada da seguinte maneira: A mente decide para que lado ir, e o corpo coincide. O corpo quando recebe um estímulo como luz ou calor “avisa” a mente para que ela possa interpretar os dados e determinar uma resposta adequada. O conarium é o ponto central da interação, o cérebro, que tem a função de estabelecer uma relação com o corpo e receber os dados que o corpo lhe envia.
8. Como Descartes diferenciava as idéias inatas das derivadas?
As idéias derivadas são produzidas pela aplicação direta de um estímulo externo; as idéias inatas surgem da mente ou da consciência, independentemente das experiências sensoriais ou dos estímulos externos.
9. Defina o positivismo, o materialismo, e o empirismo. Quais as contribuições de cada um para a nova psicologia?
- Positivismo: doutrina que reconhece somente os fenômenos naturais ou fatos que são objetivamente observáveis.
- Materialismo: doutrina que considera os fatos do universo como suficientemente explicados em termos físicos pela existência e natureza da matéria.
- Empirismo: busca do conhecimento mediante a observação da natureza e atribuição de todo o conhecimento e experiência.
O empirismo trouxe a humanidade novas descobertas e percepções científicas que refletiam a mudança na natureza da investigação científica. Desempenhou o papel principal, pois estava relacionado com desenvolvimento da mente. O positivismo trouxe a observação, enquanto o materialismo juntou a física e a fisiologia para compreender o ser humano.
10. Descreva a definição de Locke sobre o empirismo. Discuta seus conceitos de sensação e reflexão e o de ideias simples e complexas.
De acordo com a visão empirista, a mente evolui com o acumulo
...