As Teorias da Psicologia
Por: juliana duarte baixo • 31/8/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 1.045 Palavras (5 Páginas) • 150 Visualizações
BEHAVIORISMO
Fundado por John B. Watson, tem como objeto da psicologia o Comportamento, Estuda as interações entre o indivíduo e o ambiente, entre as ações do indivíduo, suas respostas e o ambiente, as estimulações.
O mais importante Teórico do behaviorismo é o B.F. Skinner com a linha de estudos conhecida por Behaviorismo Radical que tem como base o comportamento operante ou voluntário que inclui todas as ações de um organismo que tem efeito no mundo como tocar um instrumento ou escrever. Anterior ao comportamento Operante temos o Comportamento Reflexo ou Respondente que é denominado o comportamento automático, são interações nas quais certos eventos ambientais induzem respostas que são independentes, como a reação da mão ao tocar um objeto quente, a contração das pupilas quando exposta a luz de alta intensidade.
Tanto o Comportamento Respondente pode ser aprendido ou condicionado, quando provoca o organismo a responder a estímulos que antes não respondia, como o Comportamento Operante que pode ser condicionado pela aprendizagem e pela relação entre estimulo-resposta e da ação do organismo ao efeito resultante da ação como por exemplo o experimento realizado com o rato de Skinner que para satisfazer a sede pressionava a barra para beber agua.
Está tendência teórica possui algumas categorias como o Reforço que é um estímulo reforçador, influenciando diretamente na futura ocorrência do ato, o reforço pode ser positivo que aumenta a probabilidade futura da resposta que o produz ou pode ser um reforço negativo que aumenta a probabilidade futura da resposta ser amenizada ou até removida. O behaviorismo elenca também processos de fuga, que é o comportamento com intuito de evitar um estimulo aversivo já em andamento, e processo de esquiva com estímulos com um intervalo de tempo que permitindo ao indivíduo realizar um comportamento que previna a ocorrência ou reduza a magnitude do segundo estimulo.
Alguns processos foram formulados pela Análise Experimental do Comportamento como: a Extinção, procedimento de quando a resposta deixa de ser reforçada e consequentemente diminui a frequência até deixar de ser emitida; a Punição, procedimento que envolve a consequenciação de uma resposta quando há um estímulo aversivo ou remoção de um reforçador positivo presente.
Quanto ao controle de Estímulos, é quando acontece consequências diferentes pro mesmo comportamento dependendo do lugar ou da situação, A generalização é quando uma pessoa responde da mesma forma a dois estímulos diferentes.
GESTALT
Esta teoria tem como ponto de partida a percepção, os gestaltistas tem como base em estudos da psicofísica. A Gestalt critica o behaviorismo por considerar que o comportamento deve ser estudado em um contexto mais amplo.
Para os gestaltistas, o processo entre o estímulo que o meio fornece e a resposta do indivíduo, é encontrado o processo de percepção. O que o sujeito percebe e como percebe, são informações valorosas para a compreender o comportamento humano.
A percepção da boa-forma, é composta por condições básicas de equilíbrio, simetria, estabilidade e simplicidade nos elementos e superar a ilusão de ótica. É denominado um conjunto de estímulos determinantes do comportamento meio geográfico e o comportamental, podendo ser explicadas através do exemplo de uma sala qualquer com determinada temperatura, entretanto, a sensação térmica do sujeito é dissemelhante do ambiente, quanto a de outras pessoas que estejam nessa sala.
O Campo Psicológico, interpretado com campo de força que induz à boa-forma onde tende-se juntar os elementos. Existem alguns princípios de proximidade, semelhança e fechamento que regem o campo psicológico a procura da boa-forma, no primeiro os mais próximos tendem a se agrupar, no segundo os semelhantes são agrupados, e no terceiro, os elementos dispersos se fecham para garantir a percepção.
Outra Categoria da Gestalt é o Insight, compreensão imediata, por exemplo ao esquecer de concluir alguma tarefa, ao ver uma propagando de alguém cumprindo tarefas, pode-se lembrar de conclui-la, mesmo sendo tarefas distintas.
Para Kurt Lewin o Espaço de vida onde se levam em conta o sujeito e o meio, em conjunto com a totalidade de fatos coexistentes e mutuamente interdependentes e a característica que é principalmente definidora de grupo é a reciprocidade de seus integrantes.
A Psicanálise
A Psicanálise compreende três categorias: a teoria; método de investigação; e análise. Foi criada por Sigmund Freud que por dificuldades financeiras começou a atender pacientes com distúrbios nervosos, usando um fundamental instrumento na eliminação de sintomas, a hipnose, que posteriormente foi substituída pelo método catártico que possibilita liberação de emoções relacionadas a traumas. As descobertas do inconsciente colocam a sexualidade no centro da vida psíquica, e é atribuído uma premissa da sexualidade infantil desde o início da vida dos indivíduos, nas palavras de Freud libido a energia dos instintos sexuais. A primeira teoria sobre a estrutura do aparelho psíquico é o inconsciente, pré-consciente e consciente. Freud descobriu que a prevalência de pensamentos e desejos reprimidos tratava-se a conflitos de ordem sexual, estabelecidos nos primeiros na vida infantil, traumáticas, reprimidas e que deixavam marcas profundas na formação do sujeito.
...