Aspecto da filosofia contemporânea
Por: Caroline Souza • 23/5/2018 • Artigo • 957 Palavras (4 Páginas) • 200 Visualizações
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Aspectos da Filosofia Contemporânea
- História e progresso
- Séc. XIX - História como modo de ser da razão e da verdade
- Os seres humanos são seres históricos – frutos de processo e desenvolvimento histórico – refletimos o pensamento do nosso período
- A concepção histórica trouxe a ideia de progresso, de que tudo esta evoluindo e se aperfeiçoando. O presente é sempre melhor que o passado
- Desenvolvimento social é resultado do aumento de conhecimento científico e controle científico da sociedade (ideal de “ordem e progresso”)
- No Séc. XX afirma-se que a história é descontínua e não progressiva (cada sociedade tem sua história ao invés de ser parte de uma história universal das civilizações).
- Crítica a ideia de progresso – desculpa para o colonialismo e imperialismo (os mais “desenvolvidos” teriam o direito de dominar os mais “atrasados”
- Critica a ideia de progresso das ciências (o conhecimento possui sentido para aquela época, e pode desaparecer de uma época a outra, quebrando a ideia de transformação e evolução contínua)
- As ciências e as técnicas
- Séc XIX – Após descobertas das ciências e da revolução industrial existe uma confiança plena e total no saber científico e tecnológico para domínio e controle da natureza, sociedade e indivíduos.
- A sociologia seria a ciência que organizaria racionalmente o social, evitando revoluções, revoltas, desigualdades. A psicologia mostraria como controlar psique, comportamentos e emoções, de forma que seria possível livrar-nos das angústias, medo, loucura. A pedagogia permitiria adaptar perfeitamente as crianças e educa-las segundo suas vocações e potencialidades. As tecnologias acabariam com os problemas sociais como a fome, a desigualdade, a doença.
- Séc XX – Desconfiança no otimismo científico-tecnológico.
- Duas guerras mundiais – Hiroshima e Nagasaki, campos de concentração, guerras da Coréia, Vietnã, Oriente Médio, Afeganistão, invasões comunistas, ditaduras sangrentas, devastação dos recursos naturais.
- Escola de Frankfurt: Razão instrumental: tecno-científica; e Razão Crítica: Analisa e interpreta os limites e perigos do pensamento instrumental
- Utopias Revolucionárias
- Séc XIX – devido ao otimismo progressista, apostaram nas utopias revolucionárias: Anarquismo, socialismo, comunismo; na criação de uma sociedade justa e feliz.
- Séc XX – devido ao surgimento de sociedades totalitárias: facismo, nazismo, stalinismo; surgiu a desconfiança do otimismo revolucionário e as utopias.
- A cultura
- Séc XIX – Cultura como modo próprio e específico da existência dos seres humanos. Animais são naturais, humanos são culturais. A natureza é resultado de leis de causa e efeito, a cultura é o exercício da liberdade.
- Ideia do desenvolvimento cultural progressivo
- Para o Romantismo a cultura não formava uma sequencia progressiva. Ideia do “espírito de um povo”, o mais importante de cada cultura não esta no futuro, mas no passado.
- Séc XX – Afirmação de que a história é descontínua, não há a cultura, mas culturas diferentes, pluralidade de culturas e as diferenças entre elas. Cada cultura inventa o seu modo de relacionar-se com o tempo, de criar sua linguagem.
- Negação de que haja uma única cultura em progresso, afirmação da pluralidade cultural.
- Negação da afirmação romântica do “espírito de um povo”, negação da nacionalidade como causa cultural, as nacionalidades são efeitos culturais temporários, cada cultura se relaciona com a outra e vai transformando-se. O presente esta voltado para o futuro e não preso ao conservadorismo do passado.
- O fim da Filosofia
- Séc. XIX – O otimismo positivista levou a acreditar que no futuro só haveria ciências, todos os conhecimentos seriam explicados por elas, assim a filosofia não seria mais necessária.
- Séc. XX – As ciências não possuem princípios totalmente seguros e certos, existem coisas que a ciência desconhece. Os princípios e fundamentos, resultados de uma ciência, podem estar totalmente equivocados.
- A filosofia voltou a afirmar seu papel de compreensão
- A maioridade da Razão
- Séc. XIX – O otimismo filosófico levou a afirmação de que os seres humanos haviam alcançado a maioridade racional, confiança na razão para conhecimento completo da realidade.
- Marx, voltado para a economia e política; e Freud, voltado para perturbações e sofrimentos psíquicos; criticaram este otimismo racional.
- Marx afirma que temos a ilusão de estarmos agindo e pensando com nossa mente, no entanto sofremos fortes influências de um poder chamado ideologia.
- Freud afirma termos a ilusão de tudo o que pensamos, fazemos, sentimos, desejamos, pois tudo esta sobre o controle da consciência. Existe a influência de um poder psíquico e social, denominado inconsciente.
- Após estas descobertas, a filosofia reabriu a discussão sobre a capacidade e validade do conhecimento.
- Infinito e Finito
- Séc XIX - Tradição da “Natureza Eterna” dos gregos e “Deus eterno” dos cristãos, desenvolvimento pleno e total da história. Prevalecia a ideia do todo ou totalidade da qual os humanos faziam parte.
- Séc. XX – A filosofia da maior atenção ao finito, ao que tem fronteiras e limites.
- Existencialismo – Compreensão de que o ser é finito e precisa encontrar um sentido para sua existência.
- Temas, disciplinas e campos filosóficos
- Metafísica – Conhecimento da realidade em si, dos primeiros princípios e das primeiras causas de todas as coisas. Kant negou que a razão humana pudesse conhecer tais coisas, podemos conhecer apenas o que é organizado pela nossa razão, mas não sabemos se tais coisas corresponde a realidade.
- Epistemologia – Teoria das ciências, reflexão sobre o significado do trabalho científico, interpretação dos procedimentos e metodologias, avaliação dos resultados científicos.
- Fenomenologia – Interesse pela consciência reflexiva e o sujeito do conhecimento
- Filosofia Analítica – Interesse pelas formas e modos de funcionamento da linguagem
- História da Filosofia – estuda a história das ideias e das ciências
- Filosofia Política – Crítica as ideologias e nova discussão sobre as relações entre ética e política.
- Pós-modernismo – Cristicas a todos os conceitos e valores
- Lógica – Conhecimento das formas e regras gerais do pensamento
- Teoria do conhecimento – estudo das diferentes modalidades do conhecimento humano
- Ética: Estudo dos valores morais (virtudes), das relações e finalidades.
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