Aspectos antropológicos
Resenha: Aspectos antropológicos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: DouglasDubay • 1/10/2014 • Resenha • 352 Palavras (2 Páginas) • 275 Visualizações
Aspectos Antropológicos
Deve-se considerar que as condutas de assédio sexual são vistas de forma distinta em diferentes culturas. Alguns países tratam do assédio sexual nas leis civis sobre igualdade, dentre eles os Estados Unidos da América, Canadá, Austrália, Dinamarca, Irlanda e Suécia, enquanto outros, como a França e a Nova Zelândia, por exemplo, dispõem sobre a matéria em leis trabalhistas, diferentemente dos países asiáticos, onde o assédio sexual não é reconhecido como um problema social.
O primeiro país a legislar, na concepção moderna, sobre assédio sexual foram os Estados Unidos da América em meados da década de 70 [1].
A França, além de punir o assédio sexual no Código Penal, também legisla sobre o tema no Código do Trabalho. A Itália disciplina a matéria em leis esparsas, e o ressarcimento dos danos advindos do assédio sexual encontra respaldo nos artigos 2.043 e 2.049 do Código Civil.
A Nova Zelândia é o país que tem uma das legislações mais completas sobre a matéria, no entanto, os Estados Unidos da América podem ser considerados o país mais severo na repreensão ao assédio sexual, pois apesar de não disporem de legislação específica sobre a matéria, possuem uma jurisprudência extremamente rígida, onde apenas o toque do corpo e os abraços são motivos de desconfiança, podendo ensejar reclamações de assédio sexual, fazendo dos Estados Unidos uma indústria de indenizações.
http://jus.com.br/revista/texto/4476/o-assedio-sexual-na-visao-do-direito-do-trabalho.
Antropologia: É através dela que os indivíduos que compõem uma sociedade se expressam e expressam seus valores, suas preocupações, seus pensamentos.
Permite compreender como os homens pensam, o que vivem, o que sentem, isto é, suas categorias psicoafetivas e psicocognitivas, como eles expressam o universo e o sócia.
A antropologia não é apenas o estudo de tudo o que compõe uma sociedade. Ela é o estudo de todas as sociedades humanas (a nossa inclusive), ou seja, das culturas da humanidade como um todo em suas diversidades históricas e geográficas.
Conclusão: Diante da matéria estudada há de se notar que a problemática do assédio sexual causa transtornos, desgaste físico e emocional no indivíduo. No Brasil quando acontece o assédio sexual, o assedia dor evidentemente esta sujeito a indenizar a vítima, havendo dessa forma um dano moral. (
...