Atividade Prática Supervisionada - COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Exames: Atividade Prática Supervisionada - COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: keiliane.garcia • 15/9/2014 • 2.785 Palavras (12 Páginas) • 635 Visualizações
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância
Curso: Superior Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Disciplina: Comportamento Organizacional
Profa. EAD: Liliane Pereira de Souza
Profª. Presencial. Keiliane Nascimento Garcia
Atividades Práticas Supervisionadas
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
São Luis – MA
2013
Nome dos Acadêmicos e RA:
Rogério Marques Galvão
RA: 327039
Jamille Correa Matos
RA: 330494
Rosidalva Bandeira Silva
RA: 328835
Vanusa Pereira da Silva
RA: 330493
Sila Nadya Silva Galvão
RA: 343033
Atividades Práticas Supervisionadas
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Atividade Avaliativa: Atividades Práticas Supervisionadas apresentada ao Curso Superior Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera Uniderp, para obtenção de nota complementar para a disciplina Comportamento Organizacional.
São Luis – MA
2013
1 INTRODUÇÃO
O atual cenário mundial dos negócios caracteriza-se pela globalização, a automação dos processos produtivos e a rápida evolução tecnológica. Estas mudanças convergem para a valorização do ser humano e da informação, ocasionando o aparecimento de organizações baseadas na informação e no conhecimento como bens estratégicos que garantam sua vantagem competitiva e sua sobrevivência.
Neste contexto muda o perfil de atribuições dos colaboradores das empresas, que passam a ser tratados como bem humano ou capital intelectual. Os colaboradores passam a executar tarefas mais complexas que são necessárias em equipes interdisciplinares dentro da organização. É necessária a troca de informações e a disseminação do conhecimento para obter uma alta efetividade, que é a soma de eficiências e eficácias gerenciais.
Estes são dois conceitos muito antigos, mas implacavelmente atuais. Principalmente nos dias de hoje não compreendê-los ou, o que é muito pior, confundi-los provoca, sem dúvida, grandes danos à performance e aos resultados.
As diferenças entre esses dois conceitos podem até parecer sutis, mas realmente são extremamente importantes. Peter Drucker, é enfático em afirmar: eficiência é fazer certo as coisas, eficácia são as coisas certas. E complementa: o resultado depende de fazer certo as coisas certas”.
Vejamos cada um desses conceitos com alguns detalhes a mais:
EFICIÊNCIA é: fazer certo; é o meio para se atingir um resultado; é a atividade, ou, aquilo que se faz..
EFICÁCIA é: a coisa certa; é o resultado; o objetivo: é aquilo para que se faz, isto é, a sua Missão.
Considerando o exposto e observando o conceito de Comportamento Organizacional, chegamos a algumas percepções, e identificamos a funcionalidade que as organizações possuem na vida do ser humano, pois modelam o comportamento dos respectivos membros, e podem influenciar nas necessidades e motivos dos indivíduos
em diferentes tipos organizacionais, ou até mesmo em grupos organizacionais, incentivar a produtividade, assim como respostas rápidas as estratégias administrativas nas mais variadas formas. Pois o C.O está fundamentado no estudo sistemático do comportamento humano
CAPITULO 01
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Toda empresa tem sua própria cultura e estrutura organizacional. Algumas influenciam o mundo inteiro por sua ousadia e inovação, criam tendências no modo de gerir pessoas, buscar resultados e se transformaram em referências. Toda essa influência tem diretamente seus impactos nos comportamentos do Capital Humano, que inserido numa sociedade, também é um influenciador dos comportamentos desta. O que nos permite entender melhor o comportamento organizacional de uma instituição.
Segundo Michell e Larson (1987) o comportamento organizacional é uma área de estudos orientada para desenvolver uma melhor compreensão do comportamento humano, utilizando esse conhecimento no sentido de melhorar a satisfação e a produtividade das pessoas em um contexto organizacional.
Já Robbins (1997) define de forma sintética que comportamento organizacional nada mais é que o estudo sistemático das ações e atitudes das pessoas nas organizações.
Quando tratamos de Comportamento Organizacional lembramos da Teoria dos Sistema relatado por CHIAVENATO (Idalberto – Introdução a Teoria Geral da Administração) e relembramos que o estudo dos sistemas se dá a partir do estudo de dois âmbitos, o do Sistema Fechado e o do Sistema Aberto. Eles estão contidos na sociedade de uma forma oculta, mas se analisarmos detalhadamente pode-se definir:
Sistema Aberto é aquele que está exposto no ambiente externo, ou seja; tudo que é influenciado pelo calor humano que diferencia a vida da não-vida.
Sistema fechado é aquele que permanece segregado do ambiente externo (natural), com foco nas estruturas que podem ser manuseadas.
E percebe-se que nos dias atuais entender de que maneira o meio ambiente pode influenciar o comportamentos dos indivíduos em uma empresa; faz com que haja maior entendimento sobre as lacunas empresariais para o desenvolvimento contínuo e assertivo de soluções, afim de: reter talentos, evitar o turnover e promover engajamento e harmonia entre os stakeholders.
Entender o comportamento organizacional é fundamental na dinâmica de manutenção e melhoria da gestão de pessoas, pois baliza o trabalho dos líderes e confere a estes a possibilidade de prever, e especialmente evitar problemas individuais ou coletivos entre os colaboradores.
...