COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL ATPS –Atividade Prática Supervisionada
Tese: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL ATPS –Atividade Prática Supervisionada. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: geiza • 11/6/2013 • Tese • 2.236 Palavras (9 Páginas) • 517 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP – MACAÉ
Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Ana Lúcia Matias da Silva – RA: 415680
Fernanda Dias Ramos – RA: 422354
Geíza Kênia de Oliveira Morais – RA: 419105
Rafael Almeida Henriques – RA: 426926
Walquiria Noronha Pereira – RA: 425524
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
ATPS –Atividade Prática Supervisionada
Prof.ª a distancia: Yaeko Ozaki
Tutora: Cris Dias
Macaé
2013.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 02
DESENVOLVIMENTO 03
CAPÍTULO 1 03
CAPÍTULO 2 05
CAPÍTULO 3 07
CAPÍTULO 4 09
CONSIDERAÇÕES FINAIS 10
REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO 11
Introdução
Conforme a apresentação deste trabalho de atividade prática supervisionada, visa demonstrar a importância, o que é e em que se consiste o uso e o estudo do Comportamento Organizacional dentro da Empresa.
Mediante estudo prévio do assunto irão ser tratadas questões como o que é CO (Comportamento Organizacional), Inovação Tecnológica, Trabalho em equipe, Percepção e comunicação.
Desenvolvimento.
Capitulo 1
DEFINIÇÃO DE C.O. (Comportamento Organizacional)
"Deixe que cada um faça o melhor que pode." -- Shakespeare
“Fazer com gosto”, “Trabalhar com o que gosta”, “Sentir-se motivado a vencer”, talvez também um “Motivo” subseqüente que leve a crer que o trabalho deva ser efetuado com total disponibilidade, força e determinação. Tais formas de “Motivar” são tremendas e de tantas maneiras que catalogá-las uma a uma levaria um processo interminável, pois, hoje, e amanha, haverá mil novas formas e motivos para que o ser humano, movido por desejos, faça um tipo de trabalho ou serviço. Muitas vezes seu comportamento dentro de uma organização pode não ser o que ele quer, mas o que a massa, ou o ambiente, leva a crer que seja seu desejo. O Recurso Humano não é renovável, é único, e por isso deve ser motivado a sempre se alimentar com o processo de renovação de valores, para qual necessita de uma gestão capacitada para o mesmo.
"Cada um pensa em mudar a humanidade, mas ninguém pensa em mudar a si mesmo." -- Shakespeare
Hoje, o conhecimento do comportamento organizacional é símbolo de Produtividade, é o auxilio necessário para descobrir e reduzir drasticamente o absenteísmo e a rotatividade, sempre buscando manter o colaborador relacionado com a empresa, como parte viva e presente de sua vida. Satisfeito com seu trabalho, remuneração e com a posição necessária de direito, o colaborador chega ao “status” de Cidadão Organizacional. Cujo qual o impacto que o colaborador gera para a empresa é um impacto positivo, levando a crer que a organização, mesmo que complexa, está conseguindo superar as pressões do ambiente externo.
Prever, controlar e explicar é a finalidade do estudo do comportamento organizacional, servindo o mesmo para o auxilio do envolvimento e crescimento de cada passo do colaborador dentro da organização e cada passo da organização, junto ao colaborador!
"Indivíduos, e não organizações, criam a qualidade." -- Hickman e Silva
Definição de CO de diferentes autores:
O autor James L. Bowdich define o Comportamento Organizacional como administração do ambiente, onde se é importante para as organizações mudarem e se adaptarem se necessário for, mais também é de grande importância neutralizar ou alterar os aspectos problemáticos do seu meio.
A autora Karla Sampaio distingue Comportamento Organizacional como um estudo sistemático do comportamento humano focando suas ações e atitudes em grupo no meio de organizações mais também no intuito de atingir a produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional.
Quadro comparativo:
Sistema Aberto - Input Sistema Fechado - Output
Distribuição de matéria prima; Fornecedor (distribuído);
Mudanças Tecnológicas; Cliente;
Concorrência; Vendas dos produtos acabados.
Mudança na escala de valores dos trabalhadores;
Políticas governamentais.
Capitulo 2
De acordo com a pesquisa de campo com vinte pessoas de idades entre 15 e 50 anos, tirou-se como conclusão que pessoas com 25 anos tem uma tendência a ter a inovação como parte integrada de sua vida, e fácil e de exercer, já os de 26 até 50 anos, mantém um rígido padrão de normas que impede a inovação de acontecer tão livremente em suas vidas.
Agora, a mudança para um todo do país segue por outro ritmo, que lembra as pessoas de 26 a 50 anos.
Sinônimo de mudança são troca e transformação, talvez modificação e principalmente alteração e diferença. Talvez esta última palavra, diferença, seja a principal das palavras, pois é exatamente o que causa nas organizações que tem esta palavra, mudança, como parte de sua cultura. O inovar é o símbolo de uma empresa global, que se adequa as pressões e singularidades que é o complexo mundo nos atuais dias.
Já dizia Immanuel Kant “Toda reforma interior e toda mudança para melhor dependem exclusivamente da aplicação do nosso próprio esforço!” Mas uma ajuda é bom, sempre, talvez já o caminho
...