1- Para, Chiavenato (2000), liderança é a influência interpessoal exercida numa situação e dirigida por meio do processo da comunicação humana, utilizada para a consecução de um ou mais objetivos específicos. Com base nessa aula responda as questões abaixo:
- Descreva os tipos de líderes e de liderança apresentados na aula;
0 lider refere-se a três estilos de liderança: autoritária, liberal e democrática. Liderança autoritária: O líder centraliza as decisões e impõe suas ordens ao grupo; Liderança liberal: O líder delega totalmente as decisões ao grupo e deixa-o à vontade e sem controle algum, permitindo que o grupo faça o que quiser e Liderança democrática onde líder conduz e orienta o grupo, incentivando a participação democrática das pessoas, havendo formação de grupos de amizade e de relacionamentos cordiais entre os membros. O líder e os subordinados desenvolvem comunicações espontâneas, francas e cordiais e o trabalho acontece de maneira harmoniosa e produtiva, mesmo sem a presença do líder.
(B) Descreva os sistemas de Influências Coalizão externa e Coalizão interna. Exemplifique cada um deles. Coalizão pode ser entendida como acordos firmados para um objetivo comum. A coalizão externa é composta por influenciadores de diferentes grupos, conforme nos mostra Zanelli, (2004): Os proprietários, que detém a posse legal da organização; associado que são os fornecedores, parceiros, clientes, competidores; associações, de empregados ou profissionais; públicos, famílias, líderes de opiniões, grupos de interesses como movimentos e instituições comunitárias, governo em diferentes níveis e Conselho Diretor que constitui a coalizão formal. Quanto mais envolvidos os proprietários e mais concentrados a apropriação, maior a influencia da coalizão (aliança) externa. Há também influenciadores na coalizão interna (CI). São os membros organizacionais que vivem o cotidiano da organização e são distribuídos em diferentes níveis hierárquicos.
ATIVIDADEDA AULA 04
...É por meio da socialização que o indivíduo pode desenvolver a sua personalidade e ser admitido na sociedade. A socialização é, portanto, um processo fundamental não apenas para a integração do indivíduo na sua sociedade, mas também para continuidade dos sistemas sociais. Sebastião V. Nova |
[pic 1]
1- Segundo Braghirolli et al (2005), toda sociedade é formada por diferentes grupos e organizações, assim atualmente o indivíduo faz parte de vários grupos simultaneamente. Um dos temas preferido pela psicologia social moderna é o estudo dos grupos. Com base na afirmativa acima.
- Discorra sobre a importância do trabalho em equipe, para o Gestor Imobiliário.
Trabalhar em equipe é saber ser parte de um todo. É como ser uma parte fundamental de um corpo, mas sabendo que sem corpo esta parte de nada serve. Ter a capacidade de trabalhar bem em equipe, mostra humildade, tolerância, inteligência emocional e companheirismo. Ninguém é nada sozinho. E se queremos fazer algo grande, importante e que nos traga orgulho, precisamos fazer em equipe. Alcançar o sucesso com um esforço coletivo é muito mais prazeroso.Num trabalho em equipe, ficamos mais motivados e comprometidos, afinal uns dependem dos outros, e todos são responsáveis pelas falhas e pelo sucesso. Por isso, o trabalho em equipe deixa todos mais fortes. O trabalho em equipe é união e amizade em prol de um bem e de um objetivo comum, por isso é muito mais nobre do que uma batalha individual.
(B) Explique como ocorre o Processo de Socialização. Segundo Teixeira (2002), a partir da percepção do meio social e dos outros, o indivíduo internaliza as informações, somando a esta, afetos positivos e negativos. Assim, algumas pessoas podem desenvolver relacionamentos satisfatórios com umas e não com outras. A estas informações, com conteúdos afetivos, que o indivíduo disponibiliza para uma determinada ação (com o outro ou com um objeto), chama-se atitude. As atitudes sofrem influências dos motivos, interesses e necessidades com as quais nos deparamos. O comportamento social e toda sociedade são regulados por normas que variam conforme a situação. Portanto, as nossas atitudes podem ser modificadas a partir de novas informações, novos afetos, novos comportamentos ou situações, em que somos obrigados a nos comportar em desacordo com nossa vontade. Ex.: você não gosta de alguém que reside em seu bairro (atitude negativa), mas será obrigado a conviver com ele, pois passaram a trabalhar juntos. É por meio da socialização que o indivíduo pode desenvolver a sua personalidade e ser admitido na sociedade. A socialização é, portanto, um processo fundamental não apenas para a integração do indivíduo na sua sociedade, mas também para continuidade dos sistemas sociais.
| |
|