Atividade Roteirizada - Competência
Por: Luis Gustavo • 16/12/2019 • Relatório de pesquisa • 1.840 Palavras (8 Páginas) • 262 Visualizações
[pic 1]
NÚCLEO DE SAÚDE
CURSO: PSICOLOGIA
Relatório Parcial de Estágio Supervisionado I em Psicologia Clínica
Aluno: Elizama Dias de Lima Alves.
Matrícula: 01152449.
Recife, Dezembro de 2019.
[pic 2]
NÚCLEO DE SAÚDE
CURSO: PSICOLOGIA
Relatório Parcial de Estágio Supervisionado em Psicologia Clínica
Texto apresentado pela aluna: Elizama Dias de Lima Alves à Professora: Ms. Mariana Lira Dáli, como requisito parcial para obtenção de créditos referentes à disciplina de Estágio Supervisionado I do curso de Psicologia da Faculdade Maurício de Nassau.
Recife, Dezembro de 2019.
ÍNDICE
RESUMO.............................................................................................................5
1 INTRODUÇÃO.................................................................................................6
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ......................................................................8
3 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS..................................................................11
3.1 Meus atendimentos....................................................................................13
4 CONCLUSÃO.................................................................................................15
4.1 Avaliação do estágio..................................................................................15
4.2 Autoavaliação.............................................................................................15
5 REFERÊNCIAS..............................................................................................17
6 ANEXOS.........................................................................................................19
RESUMO
O relatório trata da prática do estágio curricular em Psicologia Clínica. Tomando-se por base a vivência e experiência na clínica escola e um pouco sobre a Abordagem Fenomenológica e o uso de recursos do grupo de estágio do qual fui integrante, além das opiniões de extrema importância de vários momentos de troca e discussões a respeito das experiências vividas − com os princípios teóricos que fundamentam o trabalho. Contém ainda o registro dos aspectos mais singulares da minha vivência. Portanto, são encontradas algumas informações gerais como: (a) caracterização do campo de estágio; (b) objetivos (geral e específico); (c) justificativa; (d) plano de estágio; (e) atividades desenvolvidas no estágio e, por fim, (f) um passeio na orientação teórica que embasa o trabalho. São encontrados os relatos dos atendimentos que realizei ao longo do estágio, além do estudo de um dos casos atendidos.
A finalidade da psicologia clínica em vivenciar e conhecer o papel deste profissional no mundo, e as informações referentes a coleta de dados através da pesquisa bibliográfica necessária para a análise e entendimento das atividades deste profissional, É Importante ressaltar que embora cada psicólogo construa um papel único para si mesmo dentro do contexto onde esta clinicando, existem serviços principais que o psicólogo clinico pode oferecer, que são: avaliação, tratamento, ensino e pesquisa. Observamos, com a conclusão do trabalho, a grande importância de um psicólogo clínico não só para a saúde pessoal de um individuo, mas a sua interferência positiva na sociedade de maneira geral.
1- INTRODUÇÃO
Com a finalidade principal de apresentar a pesquisa desenvolvida para a disciplina de Estágio em psicologia clínica, ofertada pela faculdade Maurício de Nassau, onde os objetivos principais de estudo da mesma são o desenvolvimento de competências necessárias ao futuro profissional de psicologia como entrevistar, analisar relatos, narrativas e experiências, ampliar o entendimento com relação às diferentes abordagens, atuações práticas e saberes psicológicos, desenvolver a habilidade de escuta, falar e estabelecer vínculo para promover a habilidade do entrevistado e praticar o exercício de análise e apresentação de dados, foi realizado nosso trabalho de estudo no campo da psicologia clinica, a fim de ter a compreensão de todos os processos que compõem a atuação do profissional, bem como sua postura e desenvoltura e sua relação com os pacientes. O interesse pelo tema abordado surgiu como um acordo, através de nossa pretensão sobre a área que esperamos atuar. A psicologia é muito abrangente, tem diversas formas de ver o homem, conhecer as formas de avaliar e tratar o outro de maneira que o mesmo seja peça principal nesse processo é fundamental para tal profissional. Nosso objetivo é estudar e nos aprofundar sobre a atuação do Psicólogo na clínica, entrevistando-o e ouvindo suas experiências. De acordo com Feijoo, (2004, p.12):
“Dentro de todo esse contexto a psicologia clínica pode ser vista como um instrumento de reabilitação do individuo (DOUGAL MACKAY, 1975).”
O termo “Psicologia Clínica” foi introduzida por Lighter Witmer, em 1896, aluno de Wundt. Pois o mesmo não estava satisfeito com a comparação feita pelo modelo médico (Cunha, 1993).
“A clínica “tradicional” mostrava-se como um sistema de atenção voltada para o indivíduo (Granda e Breilh, 1989).”
2- FUNDAMENTAÇÕES TEÓRICAS
Contudo, o principal representante da corrente fenomenológica é Edmund Husserl (1859-1938), que a partir das obras de Brentano desenvolveu seu pensamento. Alguns dos temas fundamentais da fenomenologia foram desenvolvidos por Husserl, tal como a proposta do retorno às coisas mesmas. Husserl defende o retorno a um ponto de partida que seja de fato o primeiro, no caso, as coisas mesmas que seriam o ponto de partida do conhecimento. A coisa mesma nada mais é do que o fenômeno, a única coisa à qual podemos ter acesso. Desta forma, ir às coisas mesmas significa “apreender o mundo tal qual este se apresenta para nós enquanto fenômeno” (Holanda, 1998, p.37).
...