Atps psicologia social
Por: laryssasoares • 28/9/2015 • Trabalho acadêmico • 470 Palavras (2 Páginas) • 405 Visualizações
Faculdade Anhanguera Educacional[pic 1]
Psicologia- IV Período Larissa soares
Psicologia SocialAnnio eli
Antonio Felipe Moreira Belo – 6657382064
Dayane Caroline Santos Pires – 6819444736
Dayane Pereira Santos – 6443300287
João Paulo Silva de Sousa - 6894509962
Laryssa Soares da Silva - 6657395234
Atividades Práticas Supervisionadas
Anápolis
2014
Professor (a): Gilsimar
- Violência contra idosos
Anápolis
2014
A violência intrafamiliar contra o idoso
A violência intrafamiliar contra o idoso é um problema muito recente e que muitas das vezes não são denunciadas nem pela própria vitima, pois tem medo já que depende do agressor e são limitados fisicamente e temem mais violência por parte do agressor.
Há três formas de violência contra o idoso sendo elas: estrutural no qual se manifesta como discriminação, miséria e pobreza; Interpessoal que refere-se nas relações cotidianas; institucional que diz respeito as instituições, na aplicação ou na omissão da gestão das politicas publicas. Existem outras formas de violência mais conhecidas pela sociedade que é a violência física onde o agressor espanca o idoso muitas vezes levando a óbito; a violência psicológica onde o agressor humilha, aterroriza, isola, restringe a liberdade do idoso e por fim a violência sexual onde o agressor visa obter relações sexuais ou praticas eróticas por meio de ameaças e aliciamento.
A violência ao idoso pode acontecer tanto por descaso quanto por excesso de zelo já que é comum a ideia de que o velho tem que ficar quieto no seu canto para não se machucar, não adoecer, não se preocupar, e o resultado é a negação ao idoso de oportunidade de ser útil a si mesmo e aos outros, de se divertir, aproveitar a vida enfim de viver.
O serviço social ao idoso é uma demanda para a nova geração de psicólogos sociais, no qual temos que achar soluções, abrir campos e discussões sobre a nova demanda, se preparando para cuidar da gestão do idoso sem infantiliza-lo. O profissional tem o papel de modificar a concepção tanto do idoso quanto do jovem de que uma pessoa idosa é inútil promovendo a divulgação do estado do idoso que a ampliação da inclusão na cidadania, promovendo programas na área da educação e do lazer, proporcionando o entretenimento dos idosos aplicando politicas publicas e efetivação dos direitos conquistados. O serviço social tem como objetivo a conscientização e o entendimento à questão do idoso, aprenda a respeitar e valorizar os idosos.
Segundo Zimerman “envelhecer é simplesmente passar para uma nova etapa da vida, que deve ser vivida da maneira mais positiva, saudável e feliz possível. É preciso investir na velhice como investem nas outras faixas etárias” .
...