Avaliação Psicológica: O Papel da Observação e da Entrevista
Por: elismj • 3/10/2018 • Resenha • 869 Palavras (4 Páginas) • 3.230 Visualizações
Instituto de Ensino Superior de Goiás - IESGO[pic 1]
Curso: Psicologia - 3° Semestre Data: 21/02/2018
Disciplina: Técnicas do exame psicológico Professora: Viviane Moreira
Acadêmica: Elisangela Antonia da Silva
Nunes, M. L. T.; Lourenço, L. J.; Teixeira, R. C. P. (2002). Cap. 2 – Avaliação Psicológica: o papel da observação e da entrevista, p.23-35
O texto do capítulo traz uma abordagem relacionada a avaliação psicológica e a importância da observação e da entrevista, tendo em vista uma análise mais detalhada sobre o comportamento de um indivíduo. A avaliação é uma maneira de estudar mais afinco o comportamento de uma pessoa em seus diversos ambientes, e na contextualização, a avaliação tem raiz histórica datada desde 1905.
A avaliação psicológica possibilita ao profissional coletar inúmeras informações para possibilitar um detalhamento da situação problema investigada, favorecendo minuciosamente a aquisição de informações que promoverão um acompanhamento mais eficaz. Na avaliação são utilizados diversos instrumentos, a depender da abertura que o profissional recebe de seu paciente. Em suma, alguns desses instrumentos são testes, entrevistas, estudos de casos diretamente no ambiente onde vive o paciente, observação do comportamento e outros métodos que facilitem a aquisição e informações pertinentes ao problema.
A avaliação psicologia é direcionada aos diversos tipos de casos e está inserida nos diversos âmbitos de atendimento do profissional psicólogo e de suas demandas. O texto traz como informação que o CFP em 2007 elaborou o SATEPSI- Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos, cujo objetivo é avaliar se os testes aplicados pelos profissionais brasileiros são aptos ao exercício de suas atividades. Os testes para avaliação psicológica não devem comprometer o andamento do acompanhamento e para isso precisam passar por algumas avaliações, para que não ultrapassem os limites existentes entre o paciente e o profissional no âmbito de suas particularidades.
Os autores apresentam ainda a importância da observação e da entrevista no processo de avaliação psicológica realizado, descrevendo que estas são ações importantes para o ser humano, principalmente quando se trata de um paciente que precisa de uma maior atenção e cuidados. Por meio da observação do paciente é possível realizar diversos direcionamentos por meio da coleta de situações que ocorreram com o paciente/indivíduo. A evolução de qualquer situação depende de uma observação prévia para que uma solução seja delimitada.
O texto traz alguns esclarecimentos sobre a importância da observação no contexto social, e que favorecem a ação do profissional na avaliação psicológica. A observação proporciona uma maior avaliação do emocional do paciente, tendo em vista que cotidianamente diversos momentos podem favorecer para a mudança de seu comportamento. A experimentação é um dos pontos de partida da observação, na qual o indivíduo é observado em seu contexto natural ou real, seja ele em casa, no trabalho ou em outro ambiente de sua convivência. A observação pode ocorrer com ou sem roteiro, a depender dos objetivos pelos quais o observador a delimita. Na observação o profissional pode atuar como participante, quando necessitar preencher algum tipo de protocolo de testes em relação ao paciente.
...