BEHAVIORISMO Principais autores e conceitos teóricos
Seminário: BEHAVIORISMO Principais autores e conceitos teóricos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Noemi1 • 26/3/2014 • Seminário • 320 Palavras (2 Páginas) • 9.422 Visualizações
BEHAVIORISMO
Principais autores e conceitos teóricos
John B. Watson
O autor defende que a psicologia não deveria estudar processos internos da mente, mas sim o comportamento, é considerado o autor do behaviorismo, mas ele foi na verdade um porta voz pois antes de Watson dois pesquisadores deram os primeiros passos dessa abordagem: o americano E. L . Thorndike e o russo Ivan Pavlov. Seu conceito teórico foi o comportamentalismo ou Behaviorismo clássico.
Vladimir Mikhailovich Bechterev e Ivan Petrovich Pavlov
Filósofos russos, seus conceitos são o condicionamento. Pavlov, por sua vez, foi o primeiro a propor o modelo de condicionamento do comportamento conhecido como reflexo condicionado ou condicionamento clássico.
Burrhus Frederic Skinner criou, o Behaviorismo Radical, como uma proposta filosófica sobre o comportamento do homem. O behaviorismo radical contempla os estímulos dados aos indivíduos pelo meio ambiente. De acordo com Skinner, esses meios eram conhecidos como punição, reforço positivo e reforço negativo. Ele foi radicalmente contra causas internas, ou seja, mentais, para explicar a conduta humana e negou também a realidade e a atuação dos elementos cognitivos.
Postura do professor e sua relação com o aluno
Watson acreditava que com os estímulos específicos, era possível "transformar" e "moldar" o comportamento de uma criança.
Já para Skinner a criança aprenderia através dos reforços negativos ou positivos.
Visão pedagógica sobre a aprendizagem
No âmbito da educação, o behaviorismo remete para uma alteração do comportamento dos elementos envolvidos no processo de aprendizagem, sendo que essa mudança nos professores e alunos poderia melhorar a aprendizagem. Para Watson, a educação é um importante elemento capaz de transformar a conduta de indivíduos.
Forma de avaliação
A avaliação seria satisfatória se a criança respondesse positivamente ao estímulo que lhe foi dado. A aprendizagem é descrita como uma mudança no comportamento observável, devido à alteração da força com que a resposta está associada a estímulos externos ou estímulos internos no corpo. Aprendizagem = Condicionamento. Se queremos que uma pessoa aprenda um comportamento, devemos condicioná-la a uma aprendizagem.
...