BRASIL QUESTÕES SOCIAIS E SUAS EXPRESSÕES
Projeto de pesquisa: BRASIL QUESTÕES SOCIAIS E SUAS EXPRESSÕES. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sandd • 16/5/2014 • Projeto de pesquisa • 632 Palavras (3 Páginas) • 379 Visualizações
No desenvolvimento da sociedade brasileira e mundial passa por diversas fases, dessas fases a questão social e suas expressões trazem a necessidade do surgimento de uma nova classe com objetivo de estreitar relações entre a burguesia e a classe operária. Hoje o serviço social vem trabalhando questões oriundas de refrações sociais no passado, atendendo reivindicações da sociedade atual.
QUESTÕES SOCIAIS BRASILEIRAS E SUAS EXPRESSÕES
No final do século XIX, o contexto histórico nacional vinha passando por diversas necessidades de mudanças, principalmente na questão social. A revolução industrial, o capitalismo extremo, consigo trouxeram reinvindicações das classes operárias que buscavam melhorias nas condições de trabalho, e na qualidade de vida, reinvindicações essas que foram tratadas de forma violenta e com repressões sendo vista de forma infracional, ou seja, como crime, sempre era caso de polícia e se agravando principalmente na ditadura militar, que tentaram mudar as politicas sociais para atender as expressões da sociedade.
Em torno de 1940, juntamente com a igreja católica e o período da guerra veio a miséria. E visto as necessidades de harmonizar a relação entre a burguesia (empregadores) e toda a classe operária nasce o serviço social o qual juntamente com os objetivos dessas manifestações e necessidades conseguem diversas mudanças nas politicas sociais brasileiras.
Mas nos dia atuais ainda sofremos com diversos problemas oriundos de problemas vivenciados antes e outros problemas que surgem diariamente de acordo com o desenvolvimento social, tais como: O pauperismo, desemprego, analfabetismo, fome, violência, aglomerações urbanas se estrutura física, e diversos outros.
Os assistentes sociais trabalham com a questão social, nas mais variadas expressões cotidianas, e como as pessoas a vivenciam no trabalho, família, habitação, saúde, assistência social, no acesso aos serviços públicos, e outras relações sociais. Onde o mesmo busca sanar tais problemas.
E as consequências da apropriação desigual do produto social são as mais diversas: analfabetismo, violência, desemprego, favelização, fome, analfabetismo político, o qual nossa sociedade politica e líder em manter esse problema. Gerando profissões oportunistas que são frutos da miséria produzida pelo capital: catadores de lixo, “cuidadores de carro”, flanelinhas, engraxates, traficantes, prostitutas e principalmente pedintes.
Na maioria dos problemas que o povo brasileiro sofre atualmente veio desde a colonização portuguesa, a qual teve como principal objetivo explorar e retirar todas as riquezas do país para beneficio próprio, e tentando primeiramente escravizar o povo indígena e logo escravizando os africanos. E como esses diversos erros os quais ficaram até hoje na nossa sociedade, tais como: a descriminação racial, e principalmente o modo como não se administrar um país.
As manifestações feitas pela sociedade de hoje são poucas, porém esta ocorrendo desigualdades, educação de péssima qualidade, pobreza, marginalidade
...