Behavorismo
Projeto de pesquisa: Behavorismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Gilssandra • 8/9/2014 • Projeto de pesquisa • 649 Palavras (3 Páginas) • 430 Visualizações
BEHAVORISMO
RESUMO
Pretendemos através deste relatório e das práticas utilizadas no decorrer deste estudo, descrevermos a relação comportamental emitida pelo sujeito 07, perante o reforçamento contínuo aplicado, tendo como embasamento o behaviorismo radical de Skinner. O objeto de estudo, o sujeito, é um rato albino da linhagem Wistar, de sexo feminino, com dois meses de vida. Para realizarmos esta atividade a contento o sujeito foi privado de beber água por 48 horas no período que antecedeu cada sessão experimental. Utilizamos para modelagem e os demais procedimentos concernentes ao estudo à caixa de Skinner, no laboratório de condicionamento operante, para testarmos e estudarmos os princípios básicos da análise comportamental de forma objetiva. O estudo em questão foi feito através de cinco fases sendo eles: Levantamento do nível operante, modelagem, reforço contínuo, razão fixa e discriminação. Na fase inicial fizemos um levantamento do comportamento do sujeito objetivando o registro numérico dos mesmos antes da intervenção, na segunda fase que consiste em modelar o sujeito reforçando o comportamento que mais se aproximasse do nosso objetivo final, pressionar a barra, na terceira fase o número de pressão a barra, na quarta fase o sujeito recebia o reforço cada vez que pressionava duas ou quatro vezes a barra, na quinta fase o sujeito só recebia reforço no estímulo especifico, ou seja, na presença da luz. Concluímos que alcançamos com êxito o objetivo almejado.
Palavras chaves: Behaviorismo Radical; Modelagem; Reforço Contínuo.
Pretendemos através deste relatório e das práticas utilizadas no decorrer deste estudo, descrevermos a relação comportamental emitida pelo sujeito 07, perante o reforço contínuo aplicado, tendo como embasamento o behaviorismo radical de Skinner. O objeto de estudo, o sujeito, é um rato albino da linhagem Wistar, de sexo feminino, com dois meses de vida. O estudo em questão foi feito através de cinco fases sendo eles: Levantamento do nível operante, modelagem, reforço contínuo, razão fixa e discriminação. Alcançamos com êxito o objetivo almejado, a modelagem do comportamento do sujeito.
Palavras chaves: Behaviorismo Radical; Modelagem; Reforço Contínuo.
Procedimento
Fase 1: levantamento de nível operante
Nesta fase, o individuo entrará em contato pela primeira vez com a caixa, e também com os indivíduos que farão as sessões experimentais. Assim, é nesta fase que há uma aproximação do sujeito com os experimentadores, onde estes podem levar suas mãos para que o animal sinta seu cheiro. Nesta etapa registram-se todos os comportamentos do sujeito, ou seja, o que fazem instintivamente antes de serem condicionados, como: farejar, limpar-se, ficar parado, mover-se pela caixa etc.
Fase 2: treino de bebedouro
Esta fase consiste em ensinar o animal que tem água disponível naquele ambiente (a caixa). Sendo a água um reforçador primário, e o fato deste sujeito estar privado de água por 48 horas, ela se torna um forte reforçador. Assim, conforme o rato se aproxima
...