Behavorismo Entendo Lobo de Wall Street
Por: CassioGifford • 6/12/2018 • Trabalho acadêmico • 739 Palavras (3 Páginas) • 507 Visualizações
Behaviorismo
A palavra “behavior”, traduzida deo inglês, significa “comportamento”, conduta. Aqui já fica um pouco mais claro o que John Broadus Watson (1878-1958) queria defender em sua teoria. Segundo Watson, a psicologia poderia prever e condicionar o comportamento humano, e ele passa a se tornar o estudo da psicologia.
Essa teoria se funda na ideia de estímulo e reação do indivíduo, e de acordo com o “pai do Behaviorismo”, conhecer o meio que rodeia esse indivíduo possibilita prever e controlar o seu comportamento. Para Watson, todo comportamento foi resultado de um condicionamento.
“Deem-me uma dúzia de crianças saudáveis, bem formadas, e um ambiente para criá-las que eu próprio especificarei, e eu garanto que, tomando qualquer uma delas ao acaso, prepará-la-ei
para tornar-se qualquer tipo de especialista que eu selecione – um médico, advogado, artista, comerciante e, sim, até um pedinte e ladrão, independentemente dos seus talentos, pendores,
tendências, aptidões, vocações e raça de seus ancestrais”
– John Watson, Behaviorism (1930)
Oposto à Watson, surge o behaviorismo radical de Skinner. Para ele, o meio ambiente é o principal responsável pelo comportamento humano, e modificando o ambiente, pode-se modificar o comportamento humano. Com seu experimento da “Caixa de Skinner”, ele explicou três tipos de estímulos: o reforço positivos e negativos e a punição. Segundo Skinner, um comportamento é reforçado por suas consequências, e quando um indivíduo atinge seu objetivo por meio de certo ato, esse ato tende a se repetir, e se há uma punição, essa repetição tende a diminuir.
Gestalt
Gestalt é uma palavra de origem germânica que significa algo como “forma” ou “figura”. Na psicologia, também conhecida como “teoria da forma”, estuda como o cérebro humano percebe e organiza os estímulos visuais que o rodeiam. Esse princípio foi desenvolvido no século XX por Wolfgang Kohler e Kurt Koffka, que defendiam em sua teoria que o cérebro visualiza as coisas como um todo, ou seja, ao receber um estímulo visual, agrupa todas as características que consideramos semelhantes. As leis da Gestalt são:
-Lei da Unidade - Observamos o elemento como um todo, mesmo que ele possua partes distintas.
-Lei da Segregação - É a capacidade do cérebro de perceber, identificar, separar e destacar informações dentro de uma composição.
-Lei da Unificação - Fala sobre a harmonia, igualdade e equilíbrio em todos os elementos visuais que constroem uma imagem ou objeto.
-Lei do Fechamento - Essa lei parte do princípio de que nosso cérebro “fecha” as imagens ao vermos formas incompletas. Isso se aplica a vários logotipos famosos como NBC, Carrefour, etc.
-Lei da Continuidade - Procura estabelecer a melhor percepção das imagens por meio da sucessão de elementos e tendência de que acompanhem uns aos outros para construir uma forma.
-Lei da Proximidade - Elementos distintos que ao estarem próximos, tendem a serem percebidos juntos, como unidade.
-Lei da Semelhança - Objetos
...