Beleza Americana
Monografias: Beleza Americana. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: qabsurdo • 29/8/2014 • 315 Palavras (2 Páginas) • 345 Visualizações
Beleza Americana é um filme que, ao retratar os conflitos de um americano quarentão de classe média (Lester), satiriza a beleza superficial, expondo o individualismo e o materialismo das relações interpessoais, fazendo transparecer a crise da família e da própria sociedade americana.
O filme inicia com a seguinte sentença: “Meu nome é Lester. Essa é minha vizinhança. Essa é minha rua. Essa é minha vida. Eu tenho 42 anos e, em menos de um ano, estarei morto. É claro, eu ainda não sei disso. E, de certa forma, eu estou já morto.” Trata-se, sem dúvida, de uma metáfora que, em certo sentido, remete à expressão de Morin (2000) , segundo a qual “se vive de morte”, assim como também pode-se “morrer de vida”.
Lester, de uma forma ou de outra, desde o início está morto. Ele personifica uma vida afetivamente seca. Seu imaginário é pobre. Sua vida está marcada por um grande vazio existencial. Sua monotonia, seu riso passivo e quase bobo, sem expressão para nada-além, simboliza tudo aquilo que pode ser definido como simplesmente comum e mediano. Sua postura é infantilizada perante a esposa, Carolyn, assim como também se mostra inconsequente com relação ao emprego, pouco usufruindo dos vínculos, sempre escassos e superficiais, com sua filha Jane.
Carolyn, por sua vez, é uma mulher fálica, padronizada e matriarca, que se sustenta por slogans e se deixa levar por aparências e frivolidades. Lester vive curvado perante sua presença. Do ponto de vista psicológico, ela apresenta mecanismos emocionais de baixa densidade afetiva. É superficial, fantasiosa e de cognição rasteira. Presa ao desejo do passado, produz uma pseudoidealização do sucesso. Por isso, ao conhecer um corretor de imóveis – o rei dos imóveis – fica inebriada pelo mundo das aparências, estabelecendo um relacionamento sem qualquer perspectiva a não ser a traição como se Lester fosse a única fonte de todas as suas frustrações como esposa, mãe e mulher.
...