Betinho - Ética E Solidariedade
Artigo: Betinho - Ética E Solidariedade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: naluiza • 1/9/2014 • 241 Palavras (1 Páginas) • 797 Visualizações
Frágil na aparência e vigoroso nas ideias e nas ações, o sociólogo Herbert José de Souza, o Betinho, foi um dos mais atuantes ativistas dos direitos humanos no Brasil. Ao longo de quatro décadas, entre os anos 1960 e 1990, Betinho levantou a bandeira da ética e lutou pela democracia e contra a miséria com base na mobilização da sociedade civil. Hemofílico como os dois irmãos, Betinho contraiu o vírus da AIDS em uma das transfusões de sangue a que tinha de ser submetido periodicamente. Foi um grande articulador de movimentos de apoio aos infectados pelo HIV e por uma melhor saúde pública no país. Seu projeto mais conhecido foi a criação da Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida, em 1993, que ainda hoje mobiliza milhares de pessoas em todo país em ações de apoio a família de baixa renda.
Herbert José de Sousa nasceu no norte de Minas Gerais e, junto com seus dois irmãos - o cartunista Henfil e o músico Chico Mário, herdou da mãe a hemofilia, e desde a infância sofreu com outros problemas, como a tuberculose.
Foi criado em ambientes inusitados: a penitenciária e a funerária, onde o pai trabalhava. Mas sua formação teve grande influência dos padres dominicanos, com os quais travou contato na década de 1950. Integrou a JEC (Juventude Estudantil Católica), a JUC (Juventude Universitária Católica) e, em 1962, fundou a AP (Ação Popular), da qual foi coordenador até 1964.
...