CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL (CAPS)
Por: Thaíse Dantas • 11/9/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 771 Palavras (4 Páginas) • 283 Visualizações
CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL (CAPS)
Os CAPS são dispositivos estratégicos de atenção diária em saúde mental para atendimento aos transtornos mentais graves e persistentes, incluindo os decorrentes do uso de substâncias psicoativas. Possuem como objetivo realizar a reabilitação psicossocial e a reinserção social pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. Para tanto, possui uma equipe multiprofissional composta por médicos psiquiatras, pedagogos, psicopedagoga, terapeuta ocupacional, assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, técnica de enfermagem, instrutor técnico desportivo e artesã, qualificados para atender o paciente em momento de sofrimento e também no acompanhamento do tratamento, que pode ocorrer na modalidade intensiva, semi intensiva ou não intensiva.
PROCEDIMENTOS REALIZADOS
I – Acolhida inicial;
II – Triagem;
III – Atendimento em grupo;
IV – Oficinas Terapêuticas;
V – Grupo de familiares;
VI – Atendimentos individuais (medicamentoso, psicoterápico, de orientação, entre outros);
VII – Busca ativa;
VIII – Promoção de contratualidade no território;
IX – Visitas domiciliares;
X – Festas integrativas com usuários;
XI – Passeios integrativos com usuários;
XII – Articulação com a rede;
XIII – Gestão dos processos de trabalho;
XIV – Reunião de equipe;
XV – Assembleias de usuários, familiares e trabalhadores;
XVI – Reunião de rede;
XVII – Apoio matricial aos outros pontos de atenção da RAPS;
XVIII – Acolhimento diurno;
IXX – Ações de redução de danos;
XX – Capacitação e educação permanente de outras equipes da RAPS.
Centro de Atenção Psicossocial I
Nota circular CAPS I e CAPSi
Cianorte, 12 de julho de 2018.
A Secretaria Municipal de Saúde, através da Divisão de Saúde Mental, vem por meio deste prestar informações acerca dos serviços de saúde mental do município – CAPS I e CAPSi e fornecer esclarecimentos acerca do atual funcionamento destes.
Os Centros de Atenção Psicossocial são dispositivos criados à nível Federal para propor uma alternativa aos internamentos psiquiátricos. Desta forma, de acordo com a Portaria nº 336 de 19 de fevereiro de 2002 do Ministério da Saúde, que regulamenta o funcionamento dos CAPS no país, este serviço objetiva o tratamento de transtornos mentais graves e persistentes, inclusive aqueles decorrentes do uso de álcool e outras drogas. Para tanto, conta com equipe multidisciplinar (pedagogos, psicopedagogos, terapeuta ocupacional, assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, instrutor técnico desportivo e artesã) de modo a possibilitar a reabilitação psicossocial do indivíduo com transtorno mental grave/persistente em toda sua complexidade, uma vez que, via de regra, os transtornos mentais graves causam prejuízo
...