TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMO DIFERENCIAR A DEFICIÊNCIAS INTELECTUAIS E A DOENÇA MENTAL

Por:   •  29/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.087 Palavras (5 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 5

COMO DIFERENCIAR A DEFICIÊNCIAS INTELECTUAIS E A DOENÇA MENTAL

Entre varias maneiras a inteligência é possível definir como a capacidade que o individuo tem de adquirir, gerenciar e transmitir conhecimento, identificar resolver problemas novos com destreza, desenvolve um bom raciocino lógico e emocional cosegui construir uma boa relação interpessoal e intrapessoal.

De acordo com, DALGALARRONDO,2008  inteligência é trata-se de uma percepção que se baseia em uma combinação de lembranças aprendizados e ou acontecimentos recentes, uma maneira de observar e analisar a dimensão do funcionamento mental, uma dimensão que foi elaborada ao longo da historia pela psicologia, pela medicina e pela pedagogia.

Ainda conforme o mesmo autor, a visão que as crianças têm sobre o mundo e suas ideias trás uma percepção que envolve estruturas mentais inatas e experiências socioculturais. A maneira que a inteligência desenvolve nas crianças, ocorre pela substituição de esquemas cognitivos prévios e pela aquisição e integração de esquemas cognitivos. d

Observa-se assim que a inteligência é um componente muito sofisticado do ser humano, apesar de funcionar de maneira diferenciada em cada organismo, sua coposição e atuação e de modo geral igual para todos, foi com base em muitos estudos e observações de muitos estudiosos, que nos permite acompanhar o desenvolvimento da inteligência, sendo possível também medirem o nível de inteligência, são dados que permiti aos psicólogos desenvolverem técnicas que vão melhora a qualidade de muitas pessoas.

Para DALGALARRONDO,2008 a teoria de Jean Piaget promove uma  grande contribuição para a compreensão do desenvolvimento cognitivo, ele desenvolveu uma teoria que ajuda-nos a compreender de maneira clara o processo de desenvolvimento cognitivo seu fascínio pelo crescimento mental e emocional nos permite acompanhar o desenvolvimento cognitivo do ser humano desde seus primeiros anos de vida ate a fase adulta. Para ele cada fase do desenvolvimento de inteligência deve ser considerada, como forma de estrutura mentais e comportamentais distintas em quantidade e qualidade. Essas estruturas desenvolvem de forma progressiva na vida da criança, uma após a outra, enriquecendo gradativamente a inteligência do individuo. Piaget trabalha quatro estágios de desenvolvimento em sua teoria, são eles: Período sensório-moto, Período pré- operatório Período operatório concreto e Período operatório formal.

Conforme DALGALARRONDO,2008 observa-se ainda na teoria de Piaget que os primeiros anos de vida, para é a fase onde as estrutura mentais estão delimitadas a objetos concretos ele considera esse período sensório-moto. Nesse primeiro momento ficam em evidencia as atividades reflexas congênitas, onde aparecem de forma gradual os primeiros hábitos motores, os esquemas perceptivos mais organizados e afetos diferenciados. A criança ainda não demonstra propriamente um pensamento. Já entre os dois e os sete anos de vida a criança processa o domínio dos símbolos e o desenvolvimento da linguagem, dos sentimentos das suas relações sócias e mesmo dos seus sentimentos interpessoais, Piaget tem esse estagio como Período pré- operatório para ele a inteligência se baseia no que ele denomina de meio lógica. Sendo assim as operações mentais já obedecem a uma determinada lógica, mas ainda é incompleta. Quando criança conseguiu estabelecer uma relação com os números como também raciocina-los nesse estagio a criança começa a desenvolver um pensamento lógico Piaget tem esse estagio como operações intelectuais concretas esse e o Período operatório concreto que comportam crianças dos sete aos doze anos. A quarta e ultima fase descrita por Piaget é composta por criança dos 12 aos 16 ele denomina como Período operatório formal nesse estagio o adolescente adquire o domínio do pensamento abstrato, articula com melhor clareza o raciono lógico seu processo cógnito este mais amplo, sua capacidade de desenvolver pensamentos próprios e em relação aos outros é maior. Os fatores genéticos, o ambiente o aprendizado os estímulos mais importantes do desenvolvimento inteligência da criança e nutrição boa qualidade de vida apoio afetivo promove um bom desenvolvimento.

Entender como se desenvolve humano promover uma visão ampla do progresso não apenas cognitivo, mas físico, metal e emocional, são fundamentais para trata ou mesmo prevenir doenças e ou deficiência mentais que o individuou adquire durante o seu processo de desenvolvimento uma vez que é identificada alguma alteração no processo de desenvolvimento é possível ser realizadas intervenções que promova qualidade de vida para o indivíduo.

Existem algumas ferramentas utilizadas por psicólogos para auxiliarem no momento de seu atendimento dando-lhe suporte apontando qual é o tratamento mais adequado que consiga atender de forma mais assertivo a demanda que o paciente trás. Avaliação da inteligência é uma ferramenta utilizada que ajuda o psicólogo identificar o padrão geral do rendimento psicológico. Benit desenvolve um teste que avaliavam a inteligência sua teoria auxilia na compreensão dos processos cognitivos, ele observou que nem sempre o indivíduo tem a sincronia da idade menta com a idade intelectual às vezes pode existir uma grande distancia entre elas, ele cria a parti desses dados uma equação que permiti medir a capacidade intelectual do indivíduo em um coeficiente de inteligência (QI) mediante as avaliações de teste com padrões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (75.9 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com