CORRELAÇÃO ENTRE O DOCUMENTÁRIO CARNE E OSSO E O TEXTO TRABALHO E VIDA.
Por: Bruno Campos • 27/11/2015 • Trabalho acadêmico • 471 Palavras (2 Páginas) • 1.026 Visualizações
PONTIFICA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
PROGRAMA DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
BRUNO CAMPOS DA CRUZ
EXERCÍCIOS
PSICOLOGIA, TRABALHO E ORGANIZAÇÃO
PROFESSORA: JULIANA ALMEIDA
BELO HORIZONTE
2015
CORRELAÇÃO ENTRE O DOCUMENTARIO CARNE E OSSO E O TEXTO TRABALHO E VIDA.
Trabalho é:
No Texto o termo trabalho nas suas origens seculo XII e XIII era apresentado como algo ruim um "tormento" sua etinologia vem do de um intrumento de tortura onde o escravo era açoitado para realizar as tarefas inpostas pelos seus donos, e capataz. Ja pelo lado positivo e apresentado a palavra Labor, que está vinculado a agricutura ao plantio e cultivo das lavouras. Assim temos os dois lados o lado do sofrimento e o lado da recompeça de uma lavoura farta e volumosa.
No Documentario, o trabalho com sua visão captalista ele mostra que o resgate do primeiro siguinificado do trabalho ainda é latente nas grandes cooporações o empregado ainda é refém de seus chefes, ondem vendem sua mão de obra para executar um trabalho que tem o unico obetivo de gerar lucro, são cobrados a baterem metas e trabalharem no limite fisico recomendados. O lado positivo muitas das vezes e apenas o fato de estarem trabalhando sendo um paradoxo dificil de explicar, pois alguns não tem outra forma de renda e uma capcitação para procurar ou execer quando proficionais.
Critica:
A autora faz uma critica ao sistema captalista atual onde, se vive uma relação de alienação "o trabalho fica incorporado ao objeto e se converte em coisa fisica" se tornando uma coisa, e o proprio trabalhador que realizaou um trabalho ele mesmo não tem acesso ou não cosegue enxergar o resultado final daquilo que ele criou.
É claro isso no documentario onde os funcionarios trabalham como uma especie de maquinas realizam a mesma função em um exaltivo dia de trabalho e na sua maioria não tem acessoa aos produos produzidos. Muitas vezes por que o salario não os permitem consumir os protudos produzidos.
Conclusão:
O texto mostra os pós e contras do trabalho, na epoca medieva, fedal e no atual captalismo. Houve algumas mudanças importantes o trabalhador conquistou alguns direitos que antes ele não tinha e hoje tem classes, sidicados que representa no ambito juridico e funcional, está longe de um ideal. Porem a capcitação proficional é um novo momento a população se modernizando e se preparando pode mudar ainda mais essa vizão de trabalho, no documentario apesar dos trabalhadores serem ainda tratados como um objeto, esta ocorrendo mudanças para que eles tenham mais segurança e diretos. Para que haja mudanças é necessario um moviemtno individual, e a longo prazo criar uma perctiviva maior para não ser apenas uma mão de obra um objeto do sistema captalista.
...