CURSO DE BACHAREL EM PSICOLOGIA OBSERVAÇÃO
Por: robson oliveira • 22/11/2018 • Trabalho acadêmico • 751 Palavras (4 Páginas) • 186 Visualizações
[pic 1]
CURSO DE BACHAREL EM PSICOLOGIA
OBSERVAÇÃO
[pic 2]
2018
OBSERVAÇÃO
2018
1.INTRODUÇÃO
Através da observação, podemos denominar comportamentos, pois o ato de observar é muito importante, através dele conseguimos coletar dados que facilitam o processo de análise e pesquisa, para a melhor compreensão do fato ou fenômeno. Os dados a serem observados são referentes ao individuo os quais se referem a sua interação com o ambiente sendo ele objeto e pessoa, são verificadas suas expressões faciais, postura, maneira de se mover, agir e é possível nesta observação coletar dados do espaço físico e social.
A psicologia do desenvolvimento, mostra as mudanças de comportamentos, relacionados a idade durante a vida de uma pessoa, é graças aos pesquisadores desse campo que, hoje, sabemos mais sobre os períodos da vida, quando criança, começa a falar, andar, como é o processo de aprendizagem. Os cientistas do desenvolvimento estudam os três principais domínios, ou aspectos, do eu: físico, cognitivo e psicossocial. As habilidades motoras, a saúde, o crescimento do cérebro, dentre outros são aspectos do desenvolvimento físico. A capacidade de aprender, falar, memória e criatividade fazem parte do desenvolvimento cognitivo. Emoções, relações sociais e personalidade compõe o desenvolvimento social. Importante ressaltar que esses aspectos do desenvolvimento; físico, cognitivo e social, são inter-relacionados, ou seja, cada aspecto afeta os outros.
2. METODOLOGIA
O método de pesquisa utilizado foi a pesquisa qualitativa, conduzida no ambiente cotidiano, o lar, usando a observação, analisando por 3 (três) horas, uma criança de 8 (oito) anos, nascido na data 01/02/2010, do sexo masculino. Dados coletados através da anamnese, por meio dela, foram reveladas informações do passado e do presente da criança, observa-se a visão da família sobre a história do sujeito. Constatou nesta anamnese como foi a gravidez, pré- natal, concepção,histórico de doenças, rotina, dinâmica da família, etc.
3. RESULTADOS E DISCUSSÕES
Desenvolvimento físico: habilidades que a criança vai adquirindo, capacidade de engatinhar, manter-se em pé, andar, correr, pular etc. pode-se notar que através dos relatos da anamnese seu desenvolvimento físico esta dentro do padrão, pois engatinhou com 8 (oito) meses, sentou-se aos 4 meses (um pouco adiantado que a média). Na observação, correu, pulou com muita firmeza, não necessita de ajuda física, se locomove com muita facilidade e agilidade, sempre entrando e saindo, correndo, pulando, sem nenhum esforço ou problema.
Desenvolvimento cognitivo: capacidade do cérebro de processar informações, como: pensamento, raciocínio, memória, linguagem, atenção, etc. Relatos da anamnese, diz que . Na observação, a criança brincou sozinha, com vários brinquedos, sempre dizendo os nomes de cada um, com muita familiaridade, distinguindo cores e objetos com rapidez, quando pegava o celular, mexia com muita facilidade, sem necessidade da ajuda dos integrantes da família.
Desenvolvimento social: com o aprendizado da linguagem, começa também desenvolvimento social,é partir daí que a criança começa a trocar informações com outras crianças e adultos, possibilitando o aprendizado de normas sociais, cultura, tradições etc. na observação, nos apresentou uma perfeita condição com a fala, uma criança fácil na comunicação e entrosamento com outros, na anamnese a discrição sobre a fala é breve, pois não teve problema algum no desenvolvimento.
...