CURSO DE PSICOLOGIA – CAMPUS: ASSIS
Por: aniellysoares • 16/5/2017 • Trabalho acadêmico • 1.800 Palavras (8 Páginas) • 1.118 Visualizações
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS.
CURSO DE PSICOLOGIA – CAMPUS: ASSIS
DISCIPLINA:Psicologia Social (APS)
TURMA: 10/PS0946
PROFESSOR: Andreia Sanches Garcia
NPI – 2017-1
NOME: Anieli Soares da Silva RA: B04068-8
1-Os estudos sobre atitudes são realizados no contexto de uma psicologia social científica e orientada por princípios filosóficos e epistemológicos caros a um modelo preocupado com a previsão e o controle dos fenômenos humanos. Leia as afirmativas e a seguir responda:
I. O princípio da consistência cognitiva implica a coerência entre os componentes afetivo e cognitivo de uma atitude. Isto significa que a alteração de um deles pode provocar a mudança da atitude.
II. O componente comportamental de uma atitude consiste na ação que sempre a acompanha.
III. Em relação ao comportamento, a atitude é apenas um estado de prontidão. Isto quer dizer que atitude e comportamento não são sinônimos, que o 2o é um componente da 1a e que para a manifestação do comportamento alguma condição propiciadora é necessária, pois a atitude não é suficiente.
É FALSO apenas o que se afirma em:
- I
- I e III
- II
- II e III
- I, II e III
Justificativa________________________________________________________________________________________________________________
2-Kurt Lewin, teórico oriundo da Psicologia da Gestalt, é considerado um dos principais estudiosos de grupos da psicologia social. Diferentemente dos seus contemporâneos da psicologia social norte-americana, Lewin buscou compreender a lógica dos movimentos grupais tal como se expressam na sociedade e não as leis universais de grupos artificialmente controlados. Sua metodologia de pesquisa e de intervenção ficou conhecida como pesquisa-ação. Assinale a alternativa correta sobre as ideias de Lewin acerca das transformações grupais e da pesquisa-ação.
- Kurt Lewin critica as pesquisas com grupos em laboratórios, habituais na Psicologia Social norte-americana, porque elas isolam os mesmos de seus contextos globais, impedindo a compreensão de seus movimentos. Assim, Lewin sugere alguns novos parâmetros metodológicos que incluem influências da gestalt e a proposta de que a pesquisa seja uma ação-social.
- Para Lewin, as transformações no grupo não implicam transformações no indivíduo. Devido às influências da gestalt, Lewin compreende o indivíduo como figura e o grupo como fundo, o que assegura a independência do indivíduo em relação ao grupo.
- O diagnóstico de constância social de um grupo indica um estado no qual há uma dinâmica, mas onde uma minoria privilegiada impõe barreiras às mudanças sociais.
- Para Lewin, o distanciamento e a neutralidade são os mais importantes atributos de um pesquisador
- Controlando as variáveis, o pesquisador observa as modificações do grupo e estabelece as leis de funcionamento do mesmo
Justificativa_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3-Ao trabalhar o espaço social, Lewin destaca que o clima em que a criança vive é, para ela, tão importante quanto o ar que respira. O grupo a que pertence é o solo em que pisa. Sua relação com esse e sua posição nele constituem os fatores mais importantes do seu sentimento de segurança ou insegurança. Não admira que o grupo de que a pessoa faz parte, e a cultura em que vive, determinen em grande parte seu comportamento e caráter. Considerando estas ideias, a concepção que o autor confere a grupo é a de um conjunto de pessoas:
(ENC 2003)
- Configurando uma soma de indivíduos, formando um todo com interdependência entre as partes
- Tidas como agradáveis, gente que às vezes soma e às vezes divide e que, por isso mesmo, são independentes
- Com quem nos entendemos facilmente, totalizando uma soma de individuos que são independentes uns dos outros
- Com quem temos afinidade, formando um conjunto de indivíduos que são como uma família
- Que ultrapassa a mera soma de indivíduos, constituindo um todo em que há interdependência entre as partes.
Justificativa____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4-Mead, psicólogo social norte-americano, propõe uma teoria cujo objetivo foi unificar as tendências psicológica e sociológica da psicologia social. Em relação às ideias do filósofo norte-americano George Mead, identifique a alternativa FALSA:
- Para Mead, o Self surge a partir da interação entre os indivíduos, sendo uma instância intermediária entre indivíduo e sociedade.
- Mead segue as tendências principais da Psicologia Social norte-americana, em seu enfoque predominantemente experimental na tentativa de entender o indivíduo como a origem do comportamento social.
- Mead rompe com a dicotomia indivíduo/sociedade ao centrar sua análise no ato comunicativo
- Para Mead, mais importante do que os comportamentos de pessoas em uma relação, é a forma como estes comportamentos são interiorizados, simbolizados e entendidos.
- Mead não compreende o comportamento como um fato psicológico objetivo e isolado, mas como uma resposta dotada de um sentido social compartilhável que se efetiva ou se modifica na interação entre pessoas
Justificativa_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
...