Cancer De Mama
Exames: Cancer De Mama. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: davi_andrade • 14/3/2014 • 511 Palavras (3 Páginas) • 426 Visualizações
Sexo: feminino (a cada 100 mulheres 1 homem)A %CENTAGEM É MAIOR COM A MULHER.
Idade: 50 anos ou mais (o risco aumenta com a idade)MAS NÃO IMPEDE QUE A MULHER DESENVOLVA A DOENÇA C/ MENOS IDADE.
História pessoal de câncer de mama:
Historia familiar de câncer de mama (mãe, irmã ou filha) Ter mãe, irmã ou filha com câncer de mama aumenta o risco em 80%. Há um teste que mostra se há mutações genéticas. Porém, o serviço só é feito na rede particular de saúde e custa em torno de R$ 600. Se for detectada a mutação, as cirurgias preventivas conseguem reduzir bastante esse risco.
Mudanças no tecido mamário, como hiperplasia ductal atípica, formação de cicatriz radial e carcinoma lobular in situ (LCIS)
Alterações genéticas (BRCA1, BRCA2 e outros) BRCA1 e BRCA2 são os genes humanos que pertencem a uma classe de genes conhecidos como supressores de tumor. Em condições normais esses genes ajudam garantir a estabilidade do material genético da célula (DNA) e ajudar a impedir o crescimento celular descontrolado. Mutação destes genes tem sido associada ao desenvolvimento de câncer de mama hereditário e câncer de ovário.
Raça: sabe-se que ... atingiu um percentual de 72,73% para raça branca, 24,24% para a raça negra.
Tabagismo: Tabagismo aumenta o risco de câncer de mama, especialmente quando as mulheres começam a fumar mais cedo na vida.
Maior exposição ao estrogênio durante a vida: Muitas optam por não ter filhos ou engravidam tardiamente. Todos esses fatores somados levam a uma maior exposição ao estrógeno, vilão número um quando o assunto é câncer de mama.
Início da menstruação precoce (menarca precoce): Quanto mais anos a mulher ficar exposta à variação hormonal característica dos episódios da menstruação, maior será o risco de desenvolver câncer de mama.
Início da menopausa tardio (menopausa tardia). Menopausa tardia pode contribuir para o risco do cancro da mama devido aos níveis de estrogênio. Estrogênio é um hormônio presente em ambos os sexos, mas em níveis mais elevados em mulheres.
Ter filhos muito tarde ou não ter filhos: Mulheres que não tiveram filhos ou tiveram o primeiro filho após os 30 anos, e ainda as que não amamentaram;
Terapia de reposição hormonal por longos períodos: De acordo com o estado atual dos conhecimentos, os hormônios, empregados para fins de reposição hormonal, não aumentam o risco de câncer de mama, exceto quanto utilizados por longos períodos (mais de 15 anos). Os estrogênios não induzem o aparecimento do câncer de mama, porém, podem favorecer o seu crescimento.
Aumento da consistência da mama (mais tecido lobular e ductal e menos
...