Capitulo 7
Trabalho Escolar: Capitulo 7. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cakaH • 12/9/2013 • 1.107 Palavras (5 Páginas) • 566 Visualizações
Capitulo 7.
As instituições sociais.
No complexo sistema de interações sócias existentes nas diferentes sociedades, há algumas que se repetem se rotinizam e se tornam necessárias e, quando não ocorrem, fazem falta para uma determinada comunidade, pois cumprem papel importante naquela coletividade. O que caracteriza as instituições são os diferentes status e papeis construídos ao longo de se processo de institucionalização. Papéis que se inter-relacionam de forma previsível. O que caracteriza o “jogo do bicho” como instituição social é essa previsibilidade dos papéis e padronização de normas e regulamentos.
Conceito de instituição social.
Instituição social é um sistema complexo e organizado de relações sócias relativamente permanente, que incorpora valores e procedimentos comuns e atende a certas necessidades básicas da sociedade. Nas instituições sociais, as atividades são rotineiras e previsíveis e as relações entre os vários tipos de membros vão ficando cada vez mais padronizadas.
O processo de institucionalização.
Denominamos institucionalização o processo pelo qual certas atividades vão se padronizando, rotinizando e são esperadas e aprovadas para atingir objetivos considerados importantes. A institucionalização desenvolve um sistema regular de normas, status e papéis sociais que são aceitos pela sociedade. Com a institucionalização, o comportamento regular e previsível.
Símbolos culurais.
Quase todas as instituições possuem símbolos que servem como lembrete da instituição. A fidelidade que deve um cidadão ao seu pais é lembrada pela bandeira ou pelo hino nacional. Um clube de futebol possui sua bandeira e suas cores. A religião é lembrada pelo crucifixo, um crescente ou uma estrela de Davi. A família é lembrada por uma aliança no dedo. Empresas são lembradas pelas suas marcas, nomes registrados ou “comerciais” que são cantados. Nas sociedades modernas as principais instituições sociais, consideradas básicas são: a família, as instituições religiosas, as econômicas, as políticas, as educacionais. Importante se entender a diferença entre grupos sociais e instituições sociais. Grupos sociais referem-se a pessoas que possuem objetivos comuns e que se encontram em interação social. Ao passo que as instituições sociais referem-se às regras e procedimentos padronizados dos diversos grupos.
A família.
É um grupo de parentesco que tem como responsabilidade principal a socialização de suas crianças e a satisfação de outras necessidades básicas. A família é considerada como uma unidade social básica e universal. Básica, por ela depender a existência da sociedade; e universal pois é encontrada em todas as sociedades humanas, de uma forma ou de outra. O estereotipo de família de nossa cultura é constituído pelo marido,esposa e filhos.
Quando ao numero de conjugues, a família pode ser monogâmica ou poligâmica. A monogâmica é a forma de casamento mais comum, é quando o homem é casado com uma só mulher ou vice-versa. Na sociedade brasileira é a única forma admitida. A poligamia é quando um homem é casado com mais de uma mulher ou vice-versa. Ela pode ser de dois tipos: poliandria, que é quando uma mulher casa-se com mais de um homem, e a poliginia, quando ocorre a união de um homem com mais de uma mulher. Esse tipo de família é extremamente comum entre povos mulçumanos e em algumas tribos africanas.
Endogamia e exogamia.
Denominamos exogamia à forma de casamento, em que as pessoas são obrigadas a selecionar parceiros fora de um grupo especificado. Por exemplo: em nossa sociedade, é proibido se casar com parentes de sangues próximos: irmãos, primos, primo-irmão, etc.
Endogamia é a forma de casamento em que os indivíduos são obrigados a escolher os conjugues dentro de um grupo a que pertencem. Na África do Sul, vigorou durante muito tempo a endogamia racial; o branco só podia casar com branco, negro com negro e assim por diante.
As funções da família.
A natureza dessas funções e o nível de desempenho variam de uma sociedade para outra. As funções mais importantes exercidas pela família são: biológica, de socialização, assistencial e econômica.
• A
...