Centro Universitário Claretiano – Belo Horizonte
Por: Priscila Costa • 4/6/2020 • Trabalho acadêmico • 470 Palavras (2 Páginas) • 287 Visualizações
Centro Universitário Claretiano – Belo Horizonte
[pic 1]
Atividade de Portfólio
Psicologia aplicada a saúde - Prof. Camila Maria Fernandes
E Keiko Maly Garcia D Avila Bacarji
Educação Física Bacharelado / EAD
2020
Descrição da atividade
Straub (2014) afirma que a adesão ao tratamento é definida de forma ampla como a condição de seguir a orientação de um profissional da saúde. Essas orientações estão relacionadas com medicamentos, mudanças no estilo de vida (por exemplo, perder peso, evitar beber em demasia, parar de fumar), ou recomendações preventivas (tais como, evitar alimentos gordurosos, sal, ou começar um programa de exercícios, ou atividades manuais ou lúdicas). A adesão como postura, leva o indivíduo a seguir orientações sobre a saúde. A adesão como comportamento relaciona-se ao cumprimento de determinadas recomendações. Ambos são necessários. No entanto os profissionais da saúde sabem que lidam com hábitos já instalados no indivíduo, e que é necessário o esforço individual para a mudança, mais o manejo do profissional, entre outros.
Sendo assim, imagine uma situação na sua área (e escreva-a), em que o indivíduo apresenta risco à saúde e dificuldade na adesão ao tratamento, de acordo com as orientações propostas por um profissional de sua área. Pense no caso, e faça sugestões, de acordo com os estudos, para a solução junto ao paciente/cliente. O que você faria como profissional?
Meu caso é de alunas acima de 50 anos com quadro de hipertensão.
Antes a atividade física era proibida para quem tinha algum risco cardiovascular, hoje em dia ela virou arma contra a hipertensão. Sem contar que gera benefícios como baixa colesterol, glicemia e outros, que juntos com a pressão alta, ameaçam ainda mais o sistema cardiovascular.
A pratica regular de exercícios físicos ajuda a regular nosso sistema nervoso simpático, e promove uma diminuição da força e do número de batimentos cardíacos, além de deixar os vasos sanguíneos periféricos mais dilatados.
A sugestão é fazer duas horas e meia de treino aeróbico numa intensidade moderada associada a duas sessões de resistência por semana. Atividades em conjunto e ao ar livre são bastante recomendadas para esse grupo de pessoas, portanto primeiramente e intender quais atividades as alunas mais gostam e associa-las umas as outras para mostrar que há mais pessoas com a mesmas dificuldades e duvidas, mas que juntas possam identificar com as modalidades, torna-las mais prazerosas, e assim conseguir chegar ao resultado esperado.
Portanto como profissional destas pacientes eu faria aulas coletivas de treinamentos funcional e aeróbicos durante 50 minutos de 2 a 3 vezes na semana com intensidade que varia de 50% a 80% do seu metabolismo, utilizando ao máximo o ambiente familiar das alunas/pacientes (atividades prazerosas ao ar livre ou algum lugar citado próximo as alunas).
Também usaria minha rede de Networking para indicar esse cliente/paciente para as demais aéreas da saúde, como médico, nutricionista, entre outros, fazendo assim um processo interdisciplinar para atarmos em todas as frentes com este cliente/paciente.
...