Centro Universitário Mário Pontes Jucá Curso de Psicologia
Por: Michele Lima • 23/9/2023 • Relatório de pesquisa • 5.739 Palavras (23 Páginas) • 89 Visualizações
Centro Universitário Mário Pontes Jucá
Curso de Psicologia
Psicologia Experimental 2
Michele Cristina Santos de Lima
RELATÓRIO DE PSICOLOGIA EXPERIMENTAL II
Sniffy: O Rato Virtual
Maceió – 2023
RELATÓRIO DE PSICOLOGIA EXPERIMENTAL II
Michele Cristina Santos de Lima
Professor: Gauber Marques de Magalhães Maurício
Disciplina: Psicologia Experimental II
Turma: Psicologia 5º Período Noturno
Maceió – 2023
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO ...........................................................................................................6
2. MÉTODO .....................................................................................................................7
2.1 SUJEITO .....................................................................................................................7
2.2 EQUIPAMENTO ........................................................................................................7
2.3 PROCEDIMENTOS ...................................................................................................7
3. RESULTADO E DISCUSSÃO .....................................................................................7
4. CONCLUSÃO .............................................................................................................23
5. REFERENCIAL TEÓRICO.........................................................................................24
- INTRODUÇÃO
O behaviorismo nasceu com J. B. Watson com base no estudo do comportamento observável dos indivíduos, considerando que apenas esse comportamento era passível de análise científica e de intervenção, podendo ser estudado em laboratório e condicionado pelo ambiente externo ao indivíduo. Essa abordagem defende que os comportamentos podem ser tanto previsíveis quanto controlados. Aqui temos o condicionamento sendo estudado na dimensão clássica com base em estímulos-respostas em que podemos modificar o estímulo para obtenção de respostas específicas do indivíduo.
Mais tarde, o behaviorismo agrega outra conotação mais abrangente com o advento do condicionamento operante elaborado por Skinner, mais conhecido como behaviorismo radical. Com Skinner passamos a ter o entendimento do condicionamento operante, em que o indivíduo não apenas responde a um estímulo que lhes é aplicado externamente, mas também desenvolve aprendizagem que ocorrem através de reforços e punições advindos desse estímulo. Nessa visão, o conceito da abordagem behaviorista se torna muito mais abrangente pois entende-se que o indivíduo passa a repetir determinado comportamento com base nas respostas (consequências) de suas ações, ele opera a partir disso. Se um comportamento positivo é recompensado o indivíduo tende a repeti-lo outras vezes por estar condicionado positivamente a fazê-lo e, ao contrário, se é punido ao realizar determinada ação, essa ação tende a se reduzir ou se extinguir. Termos como modelagem são comuns para explicar a possibilidade da aprendizagem de um novo comportamento através de reforços e extinções, sendo o condicionamento chamado de operante por se basear nas repetições desses comportamentos após uma associação feita pelo indivíduo entre um estímulo, um comportamento e sua consequência (seja positiva ou negativa).
A proposta do programa Sniffy Pro é de demonstrar como esses condicionamentos, clássico e operante, se dão na prática através da observação e aplicação de estímulos específicos em uma simulação de laboratório com um rato virtual com intuito de comprovar empiricamente os estudos desses cientistas acerca da possibilidade de se modelar um comportamento através de aplicações de reforços e de extinções para se chegar no comprotamento desejado.
O experimento incial se dá com a observação de condicionamento clássico em que só acompanhamentos as respostas dada pelo rato a estímulos específicos e com o decorrer dos dias foram aplicados estímulos com intuito de modelar seu comprotamento para o que era requerido em cada experimento, treinando-o em meio a reforços, punições e estímulos combinados.
- MÉTODO
2.1 Sujeito
Rato virtual denominado Sniffy do programa Sniffy The Virtual rato Pro v 2.0(ALLOW AY: 2006). O programa simula um rato em laboratório semelhante à estrutura da caixa de Skinner com a qual desenvolveu seus estudos de condicionamento operante.
2.2 Equipamento
Os experimentos ocorreram no laboratório de informática, sala 06, do Centro Universitário Mário Pontes Jucá utilizando um computador com o programa Sniffy Pro.
2.3 Procedimentos
No primeiro semestre de 2023 foram iniciadas as aulas de psicologia experimental no laboratório de informática do Centro Universitário Mário Pontes Jucá com os alunos do 5º período de psicologia divididos em duplas sob instrução e supervisão do professor Glauber Marques Magalhães Maurício para desenvolvimento dos experimentos propostos pelo programa Sniffy Pro que e serão citados a seguir nos resultados e discussão do experimeto.
- RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Segue abaixo a lista de exercícios realizados com Sniffy em laboratório e algumas discussões sobre os temas abordados.
- Aquisição de uma CS básica/ Extinção/ Recuperação espontânea: Entendendo por CS a resposta condicionada do rato a um estímulo que a precede, tivemos nesse primeiro momento um comparativo entre esses 3 primeiros experimentos em que foi possível analisar o diferencial de tempo e quantidade de tentativas que foram necessárias para condicionar o Sniffy a um comportamento, em seguida quanto tempo levou para extinguirmos esse comportamento e por fim como ele se adequaria a uma recuperação do comportamento inicial. Esses experimentos tiveram por base o estímulo tom atrelado ao choque, o que fazia com que sempre que ouvisse o tom ele reduzisse seu movimento na gaiola (comportamento esperado demonstrado em A1 ) pois sabia que levaria um choque (estímulo que o condicionava a parar de se mover). Foram 10 tentativas num intervalo de 5 minutos e a cada choque levado é possível perceber que o rato adquire mais medo (o gráfico azul cresce).
[pic 1][pic 2]
Para extinguir esse comportamento (A2) foi retirado o choque, mas ao contrário do exercício anterior, foi muito mais difícil realizar a extinção, sendo necessárias trinta tentativas de condicionamento sem a presença do choque para fazer com que o rato recuperasse seu movimento (extinguisse o comportamento de ficar parado) e reduzisse seu medo perceptível pela redução do gráfico em azul que está atrelado à mente de Sniffy.
...