TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como se caracterizam as etapas do desenvolvimento sexual?

Tese: Como se caracterizam as etapas do desenvolvimento sexual?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2014  •  Tese  •  651 Palavras (3 Páginas)  •  1.484 Visualizações

Página 1 de 3

6) Como se caracterizam as fases do desenvolvimento sexual?

Fase oral: a zona de erotização é a boca;

Fase anal: a zona de erotização é o ânus;

Fase fálica: a zona de erotização é o órgão sexual

Período de latência: caracteriza-se por uma diminuição das atividades sexuais, que se prolonga até a puberdade, ou seja, é um intervalo na evolução da sexualidade;

Fase genital: última fase, atingida na puberdade, o objeto de erotização não está mais no próprio corpo, mas no do outro.

7) Caracterize o Complexo de Édipo.

É em torno do complexo de Édipo que ocorre a estruturação da personalidade do indivíduo. Acontece entre 3 e 5 anos, durante a fase fálica. No complexo de Édipo, a mãe é o objeto de desejo do filho, e o pai é o seu rival, que impede o seu acesso ao objeto desejado. Ele procura então ser o pai para “ter” a mãe, escolhendo-o como modelo de comportamento. Posteriormente, por medo da perda do amor do pai, “desiste” da mãe, isto é, a mãe é “trocada” pela riqueza do mundo social e cultural, e o garoto pode, então, participar do mundo social, pois tem suas regras básicas internalizadas através da identificação com o pai. Esse processo também ocorre com as meninas, sendo invertidas as figuras de desejo e de identificação.

8) O que é Realidade Psíquica?

É aquilo que, por mais que não tenha acontecido em na realidade objetiva, assume valor de real. Com a mesma força e conseqüências de uma situação real.

9) Como se caracterizam os modelos econômico, tópico e dinâmico do funcionamento psíquico?

Econômico: existe uma quantidade de energia que alimenta os processos psíquicos.

Tópico: o aparelho psíquico é constituído de um número de sistemas que são diferenciados quanto a sua natureza e modo de funcionamento, o que permite considerá-lo como lugar psíquico.

Dinâmico: no interior do psiquismo existem forças que entram em conflito e estão, permanentemente, ativas. A origem dessa força é a pulsão.

10) Como se caracteriza a Pulsão?

A pulsão refere-se a um estado de tensão que busca, através de um objeto, a supressão deste estado. Eros é a pulsão de vida e abrange as pulsões sexuais e as de autocoservação. Tanatos é a pulsão de morte, pode ser autodestrutiva ou estar dirigida para fora e se manisfestar como pulsão agressiva ou desrutiva.

11) O que é sintoma?

Na teoria psicanalítica, é uma produção – quer seja um comportamento, quer seja um pensamento – resultante de um conflito psíquico entre o desejo e os mecanismos de defesa. O sintoma ao mesmo tempo que sinaliza, busca encobrir um conflito, substituir a satisfação do desejo. Ele é ou pode ser o ponto de partida da investigação psicanalítica na tentativa de descobrir os processos psíquicos encobertos que determinam sua formação.

12)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com