TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Compreensão e análise da questão socioambiental dos coletores de materiais

Tese: Compreensão e análise da questão socioambiental dos coletores de materiais. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2014  •  Tese  •  1.670 Palavras (7 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 7

- APRESENTAÇÃO

A presente pesquisa tem a finalidade de entender e analisar a questão sócio-ambiental dos catadores de materiais recicláveis a partir do ponto de vista da atuação do profissional da assistência social. Nessa perspectiva sua avaliação se estenderá ao estudo do modelo participativo para a coleta seletiva no município de Itacarambi/MG. Nesse contexto, será enfatizada a relevância da atuação do assistente social como parceiro, mediador, articulador e orientador demonstrando que o papel a ser desenvolvido por ele é de vital importância.

O tempo estimado para a execução da pesquisa é de 10 (dez) meses compreendido no período de setembro de 2009 a junho de 2010. A efetivação dessa pesquisa para Itacarambi e sua comunidade, de uma maneira geral, é relevante porque existem nesse município todos os fatores os quais o presente trabalho enumerou como objetos de análise.

A cidade de Itacarambi está situada ao Norte de Minas Gerais, possui 1.225 km² de área territorial, pertence à microrregião de Januária e têm uma população urbana de 13.308 habitantes, segundo dados do IBGE de 2007. Possui um número significativo de catadores que atuam de forma esporádica e individualizada na catação de materiais recicláveis. De uma maneira geral, é sabido que a condição socioeconômica desses indivíduos é bastante instável e isto concorre para a manutenção da situação a qual se encontram. Assim, essa pesquisa se propõe a investigar os melhores métodos para organizar esse grupo e potencializar o trabalho da coleta seletiva desenvolvido por eles.

Suas discussões partem do pressuposto de que a participação do assistente social nos desdobramentos dessa temática é imprescindível porque de um lado estão os catadores (desorganizados) e o trabalho da coleta seletiva; do outro lado está a população local e a possibilidade de atraí-la para esse trabalho; num outro plano o poder público local e a dificuldade da gestão do lixo. Assim, esse profissional tem nessa conjuntura a oportunidade de ser mediador do processo de interação entre os atores locais.

2 – JUSTIFICATIVA

Atualmente há uma preocupação com as questões sociais a nível mundial, visto que cada vez mais populações inteiras são afetadas por violência, fome, desabrigo, desemprego, problemas ambientais como o lixo, dentre outros. É nesse cenário que o assistente social passa a atuar buscando a efetivação de ações mitigadoras para essas questões.

No caso do município de Itacarambi/MG o problema do lixo e a condição social dos catadores são temas recorrentes que necessitam de análise e acompanhamento. Esse tema é o objeto de estudo da presente pesquisa e propõe o assistente social como investigador, interlocutor e orientador de uma possível compreensão e esclarecimento das causas envolvidas nesse processo.

A cidade possui certa quantidade de catadores que perambulam pelo lixão e pelas ruas. Não há associação ou cooperativa, o que representaria possibilidades de melhor representação e organização para o grupo.

Nesse sentido, a pesquisa busca esclarecer se a existência de uma cooperativa ou associação seria significativa e coerente para atender as necessidades de organização e melhor lucratividade para os catadores. Alem, disso é preciso considerar também que o município não possui um plano de gestão dos resíduos sólidos urbanos, portanto, não possui uma forma de disposição final adequada para o lixo, e as políticas sociais voltadas para os catadores são visivelmente incipientes.

Essa situação legitima a importância e a relevância desse projeto de pesquisa que ora se apresenta com a proposta de analisar, entender e contribuir para com a compreensão dessa temática. É preciso destacar ainda, que a problemática do lixo não é um assunto isolado e/ou de escala local, sua abrangência não se restringe somente aos grandes centros urbanos onde se concentram problemas como a poluição, falta de saneamento, dentre outros. O lixo, a produção acelerada dos resíduos e os problemas decorrentes desse fenômeno são também temas de considerável relevância para pequenas cidades de varias partes do país.

Nesse sentido, essa proposta sugere ao profissional da assistência social extrapolar um pouco o campo de sua atuação primária. Porque propõe o desafio de conciliar a temática social à ambiental. Trabalhar na organização da coleta seletiva ao mesmo tempo em que se preocupa com a condição social dos catadores; promover o diálogo sobre o assunto ao mesmo tempo em que pensa a questão ambiental da cidade. Isso representa de fato a diversidade com a qual lida esse profissional no seu cotidiano.

Diante dessa situação o assistente social vem a contribuir junto aos catadores por meio de ações sócio-educativas que facilitem e busquem alternativas para a consolidação do diálogo entre eles e a população local. Nessa perspectiva a existência de uma associação de catadores representaria um método estratégico para a atuação do assistente social. Assim, essa seria uma maneira de se inserir, ou seja, participar e acompanhá-los ativamente a fim de avançar esse processo ao mesmo tempo em que é parte do mesmo.

Assim a relevância desse projeto se justifica pela importância dos temas que se propõe a analisar. Sua estrutura de análise se baseia nos seguintes tópicos: a atuação do assistente social para a implantação de um modelo participativo de coleta seletiva no município de Itacarambi; o envolvimento entre o trabalho dos catadores, a população local e próprio profissional da assistência social, bem como a análise das políticas sociais existentes direcionadas a essa temática.

3 – PROBLEMA DA PESQUISA

Quais fatores dificultam a atuação do assistente social sobre a implantação de um modelo participativo de coleta seletiva envolvendo os catadores e a população local em Itacarambi/MG?

4 – HIPÓTESE

A falta da organização social, a dificuldade de mobilização da população local e a carência de recursos financeiros para implantação de espaços para a seleção, triagem e reaproveitamento são fatores concorrentes que implicam no desempenho da atuação do assistente social no município de Itacarambi/MG.

5 – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A sociedade global alcançou um estagio de desenvolvimento tecnológico e cientifico sem precedentes na historia da humanidade. São inúmeros os avanços nas diversas áreas do conhecimento, tais como: a medicina, a engenharia, a informática, a economia, a política, a telecomunicação, dentre outros. Contudo, esse avanço não é percebido com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com