TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos organizacionais

Por:   •  29/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  946 Palavras (4 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 4

INSAEOS/ 2014

CONCEITOS INTRODUTÓRIOS EM PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E GESTÃO

1 Administradora, Psicóloga e Docente do Instituto Avançado de Estudos e Orientações a Sociedade- INSAEOS

ORGANIZAÇÕES

“De acordo com Chiavenato (2005), uma organização é um conjunto de pessoas que atuam juntas em uma criteriosa divisão de trabalho para alcançar um propósito comum” Ou seja, as rganizaçoes são instrumentos sociais nos quais muitas pessoas combinam esforços para atingir objetivos que jamais poderiam alcançar isoladamente.

“Organização é uma unidade social conscientemente composta de duas ou mais pessoas, que funciona de maneira relativamente contínua, com o intuito de atingir um objetivo comum”. (CHIAVENATO, 2005)

Organizações são as formas matérias nas quais as instituições se realizam ou encarnam. De acordo com a sua dimensão vão desde um complexo organizacional, como um ministério, até um pequeno estabelecimento escolar.

INSTITUIÇÃO

São árvores de decisões lógicas que regulam as atividades humanas, indicando o que é proibido, o que é permitido e o que é indiferente. Segundo seu grau de objetivação e formalização, podem estar expressas em leis (princípios e fundamentos) normas e hábitos.

São corpos normativos de natureza jurídica e cultural integrados por idéias, valores e crenças que determinam as formas de intercâmbio social. Trata-se, portanto de um nível da realidade social que define o que está estabelecido, o conjunto de normas e valores que são dominantes e que estabelecem os papéis que sustentam a ordem social. Aquilo que é instituído representa uma pretensão de universalidade  de perenidade e t, portanto uma força conservadora.

Enquanto as instituições são abstrações, as organizações são seu suporte material o lugar onde se materializam e exercem seus efeitos sobre os indivíduos.

O MUNDO DE HOJE É UMA SOCIEDADE COMPOSTA DE ORGANIZAÇÕES.

Todas as atividades voltadas para a produção de bens (produtos) ou para a prestação de serviços (atividades especializadas) são:

.Planejadas

.Coordenadas

.Dirigidas

.Controladas

Todas as organizações são constituídas de pessoas  (RH) e de recursos não humanos, sejam eles:

Físicos, Materiais, Financeiros, Tecnológicos, Mercadológicos  etc.

A vida das pessoas depende das organizações e as organizações dependem dos trabalhadores

CONCEITOS FUNDAMENTAIS EM ORGANIZAÇÕES

TRABALHO: Conjunto de operações elementares de transformação da matéria que podem ser organizadas de antemão. São suficientemente elementares para serem concebidas e executadas com facilidade.

TRABALHADOR: Conjunto de capacidades para realizar um trabalho, associada à disciplina necessária para tanto. As capacidades exigidas nessa época eram, acima de tudo,  físicas, de modo que não importavam personalidade e sentimento. 

CULTURA ORGANIZACIONAL

Pag 501 Comportamento Organizacional (Robbins)

Refere-se a um sistema de valores compartilhado pelos membros de uma organização que a diferencia das demais. Características:

Inovação: Graus de estimulação aos funcionários

Atenção aos detalhes: Grau de precisão dos funcionários em seus afazeres

Orientação para resultados: Foco nos resultado além da técnica e os processos empregados para seu alcance

Foco na pessoa: Efeito das exigências na pessoa

Foco na Equipe: Foco nas equipes e não nos indivíduos

Agressividade: Competitividade

Estabilidade: Ênfase no status quo ( estado atual das coisas)  ao invés do crescimento

A cultura desempenha diversas funções em uma organização. Em primeiro lugar, a cultura tem o papel de definidora de fronteiras, ou seja: cria distinções ente uma organização e outras. Segundo proporciona um sentido de identidade aos membros da organização. Terceiro, facilita o comprometimento com algo ales dos interesses pessoais. Quarto estimula a estabilidade do sistema social. Ajuda a manter a organização coesa, fornecendo os padrões servindo como sinalizador de sentido e mecanismo de controle  que orienta e da forma a atitude e comportamento dos funcionários. Acultura define as regas do jogo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (140.9 Kb)   docx (748.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com