Conto De Fadas
Artigos Científicos: Conto De Fadas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Artkal • 5/4/2014 • 330 Palavras (2 Páginas) • 578 Visualizações
ID - é o reservatório inconsciente das pulsões, as quais estão sempre ativas. Regido pelo princípio do prazer, o id exige satisfação imediata desses impulsos, sem levar em conta a possibilidade de consequências indesejáveis.
EGO - funciona principalmente a nível consciente e pré-consciente, embora também contenha elementos inconscientes, pois evoluiu do id. Regido pelo princípio da realidade, o ego cuida dos impulsos do id, tão logo encontre a circunstância adequada. Desejos inadequados não são satisfeitos, mas reprimidos.
SUPEREGO - Apenas parcialmente consciente, o superego serve como um censor das funções do ego (contendo os ideais do indivíduo derivados dos valores familiares e sociais), sendo a fonte dos sentimentos de culpa e medo de punição.
O Rei Leão
Na historia do filme podemos ver os diversos níveis de atuação do ego, superego e id. Ao nascer o pequeno Simba é reverenciado por todos e recebe a benção do sábio Rafiki, neste momento a estrutura psíquica de Simba esta se originando a partir do ID.
Ao desobedecer a seu pai e partir para terras longe do reino Simba realiza seus impulsos de aventura agradando assim seu ID, sem importar-se com as consequências.
Ao ver seu pai morrer e ouvir de seu tio que ele foi culpado pela morte, o superego de Simba atua de forma a culpa-lo fazendo o fugir para não sofrer a tristeza e punição.
Ao encontrar Timão e Pumba, Simba é apresentado a uma nova filosofia de vida, onde não existem problemas, esta nova filosofia de vida faz com que o Ego de Simba exerça maior função em sua vida, reprimindo os sentimentos passados.
Ao reencontrar Nala, sua amiga de infância, que pede que Simba volte para o reino e assuma o trono, seus sentimentos ficam confusos. O ego e superego de Simba entram em conflito, vendo o espírito de seu pai pedindo para que assuma seu lugar nas terras do reino, Simba enfrenta seu tio, e ocupa as terras que era de seu pai, desobedece a seu ego e atende as exigências de seu superego.
...