Crianças na escola ou "infância"
Resenha: Crianças na escola ou "infância". Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: RD350.antunes • 28/8/2014 • Resenha • 407 Palavras (2 Páginas) • 155 Visualizações
Crianças na fase escolar ou “meninice”
Inicia-se por volta dos seis ou sete anos, quando a criança entra no ensino fundamental e termina com a chegada da adolescência aos onze ou doze anos.
Fase complexa e de muitas mudanças, pois a criança sai da sua zona de conforto, da proteção direta dos pais, para um mundo novo, com cobranças sociais, responsabilidades, mudanças físicas e emocionais.
Podemos citar aqui algumas mudanças ocorridas neste período, como:- físicas, cognitivas e emocionais.
*Mudanças Físicas:-
As mudanças físicas são evidentes, o movimento do corpo, ele se sente mais liberado com sua motricidade em pleno desenvolvimento, começa a conhecer o seu corpo e como usá-lo, isso faz com que conheça a si mesmo e sua capacidade motora.
*Mudanças cognitivas:-
Desenvolvimento de pensamentos, aplicados a problemas reais, controla ideias alternativas, corrigi o próprio raciocínio, começa a ter discernimento, consegue acompanhar transformações e ter consciência e compreensão das relações entre os passos seguintes, avaliam sentimentos e acontecimentos, fica mais atento a atitude dos outros se torna mais sociável, passa a avaliar seus pensamentos, reflete se alguém tem um pensamento diferente do seu e muda de opinião se julgar necessário.
*Mudanças Emocionais
Fica mais sociável, pensando mais nos outros e menos em si próprio, com isso consegue entender melhor os sentimentos dos outros e o seu próprio, fazendo com que se torne uma criança mais aberta e com senso de cooperação.
É como se a criança nesta fase tivesse duas anteninhas ligadas que capta tudo o que acontece a sua volta, com a possibilidade e capacidade de avaliar as informações com certo discernimento de separar o certo do errado, e essas informações interfere diretamente nas suas atitudes e comportamentos.
A escola representa para essa criança uma fonte de informações, onde existem regras, condutas e atitudes definidas, pois ela se relaciona com diferentes pessoas onde vivencia relações de igualdade, cooperação, competição, submissão, liderança, civismo, etc.
Nesta fase as crianças estão abertas a aprimoramentos de si mesmas e cabe ao professor ajudar neste processo, para tornar o maior numero de crianças em adultos felizes e capazes de se realizarem emocionalmente e profissionalmente, pois só assim conseguirá ajudar o seu próximo.
Para que isso se torne real, podemos aplicar planos pedagógicos, como por exemplo:-
Atividades em grupo, para desenvolver, o sentido de cooperação, competição, coordenação motora, convívio social, respeito às limitações dos outros, etc.
Podemos citar para pratica
O basquetebol, que por ser um jogo formado por equipe, desenvolve todos estes aspectos citados acima, assim também como o voleibol, a queimada, etc.
...