DEFINIÇÕES DO PAPEL DO PROFESSOR EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS
Resenha: DEFINIÇÕES DO PAPEL DO PROFESSOR EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: celia2560 • 27/1/2015 • Resenha • 323 Palavras (2 Páginas) • 268 Visualizações
DEFINIÇÕES DO PAPEL DOS PROFESSORES EM RELAÇÃO A EDUCAÇÃO INFANTIL
Nos Estados Unidos, quando definimos o papel do professor para a primeira infância, geralmente começamos esboçando suas dimensões essenciais, por exemplo: (a) promoção da aprendizagem das crianças nos domínios cognitivo, social, físico e afetivo; (b) manejo da sala de aula; (c) preparação do ambiente; (d) oferecimento de incentivo e orientação; (e) comunicação com outras pessoas importantes (pais, colegas, administradores, publico em geral) e (f) busca de crescimento profissional. O trabalho dos professores de Reggio Emilia cobre esses mesmos aspectos e, além disso, há dois outros papéis essenciais: (g) engajamento no ativismo político para defender a causa da educação pública precoce; e (h) condução de pesquisas sistemáticas sobre o trabalho diário em sala de aula para finalidades de difusão profissional, planejamento do currículo e desenvolvimento do professor.
Contudo, embora os educadores de Reggio Emilia assumam muitos papéis, eles invariavelmente começam, ao definir o papel do professor, discutindo a essência do que os professores fazem para a promoção do crescimento intelectual pelas crianças em grupos. Começam notando que é impossível uma cultura existir sem uma imagem das crianças. As crianças, como entendidas em Reggio, são protagonistas ativas e competentes que buscam a realização através do diálogo e da interação com outros, na vida coletiva das salas de aulas, da comunidade e da cultura, com os professores servindo como guias.
A visão intrinsecamente social da criança - um comunicador com uma identidade pessoal, histórica e cultural única - leva a sua visão particular sobre o trabalho do professor. Tiziana Filippini, falando a uma grande audiência de americanos em 1990, definiu esse papel claramente. O professor, como disse Filippini, às vezes trabalha "dentro" do grupo de crianças e ocasionalmente "apenas em volta" delas. O professor estuda-as, proporciona ocasiões, intervém em momentos críticos e compartilha as emoções intensificadas das crianças, sempre relacionando-o com o seu cotidiano e 0 meio em que esta inserida.
...