DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
Casos: DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Pricillamoreira • 23/9/2013 • 566 Palavras (3 Páginas) • 748 Visualizações
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
O professor é o elemento chave no processo de ensino aprendizagem. Para que o professor possa escolher e analisar como se processaria, na prática uma tendência que viesse ao encontro da construção do conhecimento, é preciso que tenha uma visão de conjunto, que seja profundo conhecedor das pedagogias e que fazem parte do contexto educativo.
São várias as competências necessárias no processo de alfabetização: o desenvolvimento de capacidades cognitivas e motoras; o desenvolvimento da capacidade de decifração; o desenvolvimento da capacidade de escrita; o desenvolvimento do processo de compreender pequenos textos. Segundo Pain (1985) há dois tipos de condições fundamentais: condições externas da aprendizagem: (as condições externas são definidas a partir da quantidade e qualidade dos estímulos externos (ambientais) que o indivíduo recebe); condições internas da aprendizagem (são as condições que estão relacionadas ao corpo-organismo, como infraestrutura neurofisiológica; as condições cognitivas e a dinâmica do comportamento do indivíduo). As condições externas mais recorrentes são as condições de ordem socioeconômica das famílias/comunidades, que vão desde a alimentação, moradia, entre outros. O professor muitas vezes se sente incapaz de lidar com a diversidade, não sabe ajustar suas intervenções pedagógicas às necessidades educacionais dos alunos, e de modo a que eles aprendem.
O ambiente escolar também exerce influência no processo de aprendizagem dos alunos, devendo assim sempre existir a preocupação cada vez mais agradável-físico, socialmente e estimulador. Cabe a escola proporcionar aos professores condições de produzirem novidades, fortalecendo o desejo de experimentar respostas alternartivas para as diversas situações que surgem em sala de aula.
Uma adequada formação do professor é de fundamental importância para o exercício de sua prática. Entretanto, torna-se necessário investir na formação de professores no sentido de aprofundar os questionamentos de como realizar uma prática escolar, que acompanhe as mudanças ocorridas em decorrência dos avanços, sobretudo pelas novas tecnologias que nos oferecem outra forma de cognição e conseqüentemente outras formas de relações sociais.
Quase sempre trabalhar com crianças com Dificuldades de Aprendizagem é um desafio para o professor. Quando o aluno apresenta um rendimento abaixo da média da classe, o professor logo percebe. Segundo KAMMI (1980, p.104) “... se a crianças está ansiosa e desencorajada, ou efetivamente perturbado por qualquer razão, o seu desenvolvimento geral em todos os domínios, será entrevado, na medida em que suas preocupações infelizes canalizam as sua energias” . O professor tem um papel fundamentoal na prática educativa. O trabalho em sala de aula deve partir da compreensão de como os alunos aprendem e de qual é a melhor forma de os ensinar. Ele deve oferecer todas as oportunidades possíveis para que nos espações o aluno seja incentivado a se expressar pesquisar, seja incentivado a se expressar, pesquisar, inventar hipóteses reinventar o conhecimento livremente.
Assim quando o professor depara-se com as dificuldades de aprendizagem, informe-se e oriente-se com profissionais da educação e da saúde
...