DISCURSOS E SABERES SOBRE EXPERIMENTAÇÕES DE GÊNERO
Por: ZEIDA • 17/6/2018 • Trabalho acadêmico • 587 Palavras (3 Páginas) • 208 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE UNIGRAN CAPITAL
[pic 2]
[pic 3]
Allan Morel 092.316
Ana Paula B. Gama 092.315
Felipe Verardo 092.234
Isabela Araújo 092.1050
Jânio Miranda 092.215
Raissa Gugel
Rebecca M. Miguel 092.048
Zeida Gomes 092.163
DISCURSOS E SABERES SOBRE EXPERIMENTAÇÕES DE GÊNERO
[pic 4][pic 5]
Campo Grande -2018
QUESTIONARIO
Segundo o documento “Livre & Iguais”, da Organização das Nações Unidas (ONU), identidade de gênero diz respeito à experiência com o próprio gênero. Quem se identifica com o gênero designado no nascimento é cisgênero, ou seja, a identidade da pessoa está de acordo com as características físicas (genitais e hormonais) reconhecidas ao nascer. Já os transgêneros e/ou transexuais são pessoas que não se identificam com o seu sexo biológico, mas sim com um gênero diferente daquele que lhe foi atribuído biologicamente. Com isso, marque (X) na alternativa que representa as difereças entre identidade de gênero, orientação sexual e sexo biológico.
- Gênero é o termo utilizado para designar a construção social do sexo biológico. Este conceito faz uma distinção entre a dimensão biológica e associada à ideologia de gênero da dimensão social à cultura (orientação sexual).
- Podemos afirmar que identidade de gênero é o mesmo que ideologia de gênero e orientação sexual. Já, sexo biológico é mesmo que cisgênero.
- Identidade de gênero é o que determina aquilo que culturalmente seriam características do ser masculino e do feminino. Orientação sexual, refere-se ao sexo das pessoas pelas quais sentimos atração física, desejo e afeto. Sexo biológico são características físicas, como o órgão sexual, seus hormônios e cromossomos.
- Identidade de gênero consiste na escolha sexual pelo qual o indivíduo se identifica, orientação sexual diz respeito aos papeis sociais e sexo biológico é construído socialmente conforme o desenvolvimento do sujeito.
- A pessoa que nasce cisgênero pode mudar de sexo e gênero é algo que a pessoa nasce com ele e não pode ser mudado.
RESPOSTA CORRETA LETRA C
Muitas práticas sociais que violam direitos humanos podem ter indícios nos processos de segregação social em que homens e mulheres com menor poder aquisitivo (e de poder) estão sujeitos e são submetidos a todo tipo de violência: simbólica, física, social, cultural e humana. A homossexualidade – para tomarmos um exemplo – é alvo de "noções herdadas" de algo que, de acordo com Pierre Bourdieu (2007), seria uma espécie de "dominação pelo capital cultural" e que, entretanto, expõe à margem da cidadania diversos grupos sociais que deveriam ter, por Lei e pela própria constituição democrática de "liberdade", seus "direitos" sociais, políticos, jurídicos, sexuais e o "direito a ter direito" garantidos, o que, lamentavelmente, não vem ocorrendo, porque:
...