TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Descrição de 3 estágios de memória

Abstract: Descrição de 3 estágios de memória. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  Abstract  •  972 Palavras (4 Páginas)  •  2.737 Visualizações

Página 1 de 4

Memória

1- Descreva os 3 estágios da memória quanto a :

a) Memória de operação e transferência para a memória de longo prazo.

Os estágios da memória reconhecidos pelos psicólogos da atualidade são: codificação, armazenamento e recuperação. Quando somos apresentados a alguém, em um primeiro encontro, de alguma forma colocamos o nome da pessoa na memória; esse é o estágio de codificação. Combinamos os estímulos auditivos, que corresponde ao nome da pessoa falado; ao estimulo visual, que é a imagem da pessoa, sua aparência física; e o transformamos em um tipo de código ou representação que a memória aceita, e guardamos esta representação na memória. Depois, armazenamos o nome da pessoa durante o intervalo entre o primeiro e o segundo encontro, este é o estagio de armazenamento. Quando a reconhecemos e buscamos em nossa memória o nome dela no momento do segundo encontro trata-se do estagio de recuperação.

A memória difere entre situações que exigem que armazenemos informações por segundos daquelas de intervalos mais longos (de minutos a anos). No primeiro caso utilizamos a memória de operação. Se imediatamente após for apresentados a uma pessoa, alguém nos pergunta-se o nome dela, lembrar-se de seu nome neste instante é um exemplo de memória de operação, pois recuperamos o nome dela após apenas alguns segundos. No segundo caso utilizamos a memória de longo prazo, que é quando nos lembramos do nome da pessoa no segundo encontro, pois a recuperação ocorreria horas ou anos depois que o nome foi codificado.

Mesmo quando precisamos lembrar-nos de informações apenas brevemente, a memória envolve os três estágios. Na memória de operação, para realizarmos a codificação precisamos dar atenção à informação recebida; uma vez que somos seletivos ao que dar atenção nossa memória ira conter apenas o que foi selecionado. Quando a informação é codificada na memória, ela é registrada com algum código ou representação, que pode ser visual, baseada na imagem mental da informação; fonológica, que são os sons dos nomes das coisas; e ou semântica, baseada em alguma associação significativa que a informação tem. Um exemplo é quando consultamos um numero de telefone na agenda para logo em seguida

realizar a ligação. A capacidade de armazenamento neste tipo de memória é muito limitada, em media sete itens. Estando os conteúdos da memória de operação ativos na consciência, o acesso a esta informação é imediato, porem quanto mais itens existirem na memória de operação, mais lenta se torna a recuperação.

A memória de operação cumpre duas funções importantes: ela armazena material necessário por períodos curtos e serve como espaço para as computações mentais, como por exemplo, quando estamos resolvendo um problema matemático ou realizando a leitura de um texto. Outra função é servir como estação intermediaria para a memória de longo prazo. A informação pode residir na memória de operação enquanto está sendo codificada ou transferida para a memória de longo prazo.

b) Memória de longo prazo

A memória de longo prazo ocorre quando a informação precisa ser retida por intervalos não tão curtos, como se lembrar de algo dito em uma conversa anteriormente ou as memórias de infância de um adulto. Neste caso a codificação é baseada na significação dos itens, por exemplo, ao ouvirmos uma frase podemos não nos lembrar das palavras exatas, mas lembramos do seu significado. Não nos lembramos dos detalhes específicos, mas podemos descrever com precisão a situação básica. Em casos de esquecimento em memórias de longo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com