TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenhos De Cargo

Trabalho Universitário: Desenhos De Cargo. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  600 Visualizações

Página 1 de 2

Modelos de Desenhos de Cargos

O Desenho do cargo é a especificação do conteúdo, dos métodos de trabalho e das relações com os demais cargos, no sentido de satisfazer os requisitos tecnológicos, organizacionais e sociais, bem como os requisitos pessoais de seus ocupantes. O desenho de cargos representa o modo pelo qual os administradores projetam os cargos individuais e os combinam em unidades, departamento e organizações.

Podemos distinguir 03 modelos básicos de desenho de cargos:

• Modelo clássico: Ênfase na tarefa e na tecnologia.

A ênfase reside na eficiência das pessoas. O trabalho é medido por meio de estudos de tempos e movimentos (cronometragem) para definir os tempos médios de execução, que são denominados tempo-padrão.

O trabalho é fragmentado para que cada pessoa realize uma parcela de trabalho, e todos passam a fazer uma tarefa em conjunto harmonioso e coordenado,

• A pessoa que mais resultados traga ganhará uma recompensa e assim a empresa terá maiores lucros e os ganhos dos trabalhadores serão maiores em função dos incentivos salariais.

Vantagens do modelo Clássico

Redução de Custos

Padronização das Atividades

Apoio a Tecnologia

• Modelo de relações humanas: Ênfase na pessoa e no grupo social.

Este modelo surgem os primeiros modelos de liderança, motivação, comunicação e assuntos relacionados com as pessoas e sua supervisão. Esta abordagem humanística substitui a ênfase antes focada nas tarefas e na estrutura organizacional pela focada em pessoas e grupos sociais.

Modelos contingencial: no modelo contingencial os cargos são desenhados em função da grande mudança e revisão do cargo como uma responsabilidade básica colocada nas mãos do gerente ou de sua equipe de trabalho. Este modelo é mutável em decorrência do desenvolvimento pessoal do funcionário e do desenvolvimento tecnológico da tarefa.

O modelo Contingencial é baseado em cinco dimensões essências:

• Variedade; utilizar as diversas habilidades e conhecimentos de cada colaborador.

• Autonomia; Refere-se à liberdade e à independência para o ocupante programar seu trabalho

• Significado da tarefa; Refere-se ao conhecimento da influência de que o cargo provoca em outras pessoas, (quanto maior o conhecimento da pessoa sobre a tarefa a ser delegada maior sera os resultados.

• Identidade como Tarefa; a identidade se relaciona com a possibilidade de a pessoa efetuar um trabalho inteiro, e poder identificar os resultados do seus esforços.

• Retroação; Funciona como uma informação de retorno que a pessoa recebe enquanto esta trabalhando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com