Desenvolvimento social
Por: diogorufino • 11/5/2015 • Trabalho acadêmico • 319 Palavras (2 Páginas) • 255 Visualizações
Desenvolvimento cognitivo e social em crianças de 4 meses a 1 ano
Primeiras três áreas de desenvolvimento infantil: motor cognitivo e emocional. Essas três áreas interligam-se, influenciam-se e acontecem simultaneamente.
Contudo, em determinados momentos, uma área pode ter mais protagonismo que as outras, sem deixar de coabitar, a toda hora, de noite ou de dia. E, em cada uma delas, pais, bebes e genética tem o seu papel. Se algum desses aspectos tiver em desequilíbrio haverá a dificuldade de aprendizagem.
Desenvolvimento motor (físico)
É a fase de crescimento e desenvolvimento do bebê. A criança vai progredindo e começa a se coordenar em ações mais complexas: coordena a sucção com a visão (olha para oque suga), depois o olhar é o pegar (olha e pega), logo em seguida começa a desenvolver movimentos sozinhos, descobrir objetos, sentar sem suporte, fica de pé e finalmente anda sem ajuda.
Do 4° ao 6° mês, o bebê já levanta a cabeça e a mantém equilibrado, chora quando percebe que está sozinho e reconhece voz procurando por ela, morde e chupa tudo que vê pela frente e logo depois pode começar a comer a papinha.
Do 7° a 12° meses (1 ano): já esta pronto para engatinhar, aparecem os primeiros dentes, batem palmas e dar tchau, fica de pé encostando-se nas paredes até começar a andar com ajuda.
Desenvolvimento cognitivo
Nesta fase o bebê desenvolve inteligência através dos sentidos e das ações. Ele caminha das atividades reflexas inatas, (respostas que trás pronta para reagir ao ambiente), o domínio do ambiente pelo bebê ocorre através do chamado processo de assimilação e pelo processo de acomodação.
Desenvolvimento social
Com o processo superação, individualização, a criança ganha um senso de existência inteiramente separada.
A criança já evoluiu muito até esse momento (já aprendeu a andar, discriminar familiares de estranhos e aprimorou a linguagem). Muito de sua interação com o ambiente tem o caráter de oposição, aquilo que lhe é pedido em varias situações de sua vida diária.
Referencia bibliográfica
http://www.plenamente.com.br/desenvolvimento-humano.php
...