Discussão de Artigo, Psicologia Jurídica
Por: Othavio Fonseca • 3/5/2023 • Resenha • 260 Palavras (2 Páginas) • 78 Visualizações
Sabendo o filme Querô e o conteúdo deste artigo, “GALLO, A.E.WILLIAMS, L.C.A. Adolescentes em conflito com a lei: uma revisão dos fatores de risco para a conduta infracional. Psicologia: Teoria e prática, 7 (I), 81-95, 2005”.
Um ponto de vista
Querô é um filme brasileiro que conta a história de um menino chamado Edgar, que vive nas ruas e acaba se envolvendo em coisas erradas, como roubar e usar drogas. Ele é preso e levado para uma instituição para menores infratores.
Esse filme fala sobre um tema muito importante, que é a conduta infracional de jovens e adolescentes. Conduta infracional é quando uma pessoa faz algo que é considerado errado pela lei, como roubar ou agredir alguém.
Existem vários fatores que podem levar um jovem a ter esse tipo de comportamento, como a falta de oportunidades, a violência em casa, a falta de amor e atenção dos pais, entre outros.
A psicologia jurídica é uma área da psicologia que estuda justamente esse tipo de comportamento, ou seja, a conduta infracional de jovens e adolescentes que entram em contato com a lei. Os psicólogos que trabalham nessa área ajudam esses jovens a entenderem o que fizeram de errado, a lidarem com as consequências das suas ações e a encontrarem novas maneiras de se comportarem de forma adequada.
Por isso, é muito importante que os jovens recebam o apoio de psicólogos e de outras pessoas que possam ajudá-los a lidar com as dificuldades que enfrentam na vida. Dessa forma, eles podem aprender a tomar decisões mais acertadas e a viver de forma mais saudável e feliz.
...