Dissertação Do Filme A Onda
Monografias: Dissertação Do Filme A Onda. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: satish • 16/3/2014 • 461 Palavras (2 Páginas) • 2.151 Visualizações
DISSETAÇÃO ARGUMENTATIVA DO FILME A ONDA
Ao analisar esse filme podemos utilizar alguns conceitos da psicologia, um deles é o de grupo social. Vemos que a Onda é um grupo de pessoas unidas por um mesmo ideal e com varias particularidades em comum, segundo o conceito de grupo social, ele acontece quando vários indivíduos se reúnem por algo que os une, nesse caso é a ideologia do grupo.
Ainda usando o conceito de grupo social vemos que os valores étnicos são mais presentes em um individuo isolado do que em um grupo, por isso os membros da Onda são capazes de cometer vários delitos entre eles brigas e agressões, algo que nunca aconteceria se cada membro do grupo estivesse sozinho, pois os valores étnicos agiriam de uma forma bem mais potente nele se ele não estivesse fazendo parte de nenhum grupo.
Outro conceito que podemos utilizar ao analisar esse filme, é o de menoridade, maioridade e esclarecimento. Segundo o Filósofo iluminista Kant, o conceito de menoridade é explicado quando alguém não consegue pensar por conta própria, sendo necessário que ele se apoie em outra pessoa, ficando sempre dependente do outro. Maioridade seria justamente ao contrário, ou seja, quando o indivíduo raciocina por conta própria e se torna independente de outras pessoas.
O esclarecimento é o processo pelo qual o indivíduo passa de uma menoridade para uma maioridade, ou seja, ele deixa de ser dependente de outras pessoas e passa a raciocinar por si mesmo. Não apenas Tim pode ser considerado como um exemplo de menoridade, mas os outros membros do grupo também, apesar de ser em um grau bem menor, pois eles acabam abrindo mão de sua individualidade, e do modo de pensar particular de cada um, para aderir as ideias do grupo e com isso eles também criam uma dependência com a Onda.
Como exemplo de maioridade, encontramos Mona, que se recusa veementemente a participar da Onda e com isso ela mantem sua individualidade e seu modo de pensar e ser, ela prefere pensar por conta própria ao invés ser controlada pelo professor Wenger e participar da Onda.
O processo de esclarecimento é visto quando Marco passa a protestar contra a Onda, no auditório pois pela primeira vez desde que entrou no grupo ele passa a pensar autonomamente e toma uma decisão sozinho, que é justamente a de ser contra toda aquela loucura que era aquele grupo autoritário, com isso podemos ver um processo em que Marco finalmente deu ouvidos a sua maioridade e passa do estado da menoridade, onde ele era dependente do modo de pensar, para um estado de maioridade, onde agora ele pensa e toma decisões por conta própria.
...