ESTÁGIO DE INTERVENÇÕES CLÍNICAS BREVES
Por: Bulma SZ • 1/4/2019 • Trabalho acadêmico • 576 Palavras (3 Páginas) • 194 Visualizações
CURSO DE PSICOLOGIA
ESTÁGIO DE INTERVENÇÕES CLÍNICAS BREVES
NOME DO ACADÊMICO
ESTUDO DE CASO
[pic 1]
FOZ DO IGUAÇU
2015
ESTUDO DE CASO
Nº DO PRONTUÁRIO:
PACIENTE: (INICIAIS)
IDADE:
SEXO:
ENCAMINHAMENTO: (COMO CHEGOU À CLÍNICA)
INÍCIO DO TRATAMENTO:
TÉRMINO DO TRATAMENTO:
QUEIXA INICIAL: As queixas iniciais da paciente (sintomas) referiam-se a.... EX: intenso estado de mal-estar desde sua separação conjugal. Segundo a paciente: “... depois dessa separação, eu tinha crises frequentes e chorava sem parar, fiquei deprimida e comia compulsivamente a ponto de ter que vomitar, perdi dez quilos em um mês”. Recorda uma de suas “crises”: “... peguei uma corda e procurei um lugar para me enforcar, aí minha tia ligou no meu celular bem na hora e eu acabei desistindo”. Refere, ainda, que: “no ano seguinte cometi uma segunda tentativa de suicídio, tomei dez comprimidos de Rivotril”.
EXPECTATIVA EM RELAÇÃO AO TRATAMENTO: EX: “... quero tirar de dentro de mim a tristeza, o vazio e a angústia, quero me encontrar e voltar para mim mesma”.
MEDICAÇÃO: A paciente fez ou faz uso contínuo de drogas psicoativas. Citar a (s) droga (s) e seus efeitos, segundo a classificação médica psiquiatra. EX: Rivotril (sedativo, ansiolítico), eficaz para o controle da Fobia Social, do Distúrbio do Pânico e das formas de Ansiedade Generalizada.
TRATAMENTO: O tratamento teve duração de (nº de sessões). A (o) paciente interrompeu o tratamento ou o tratamento foi interrompido ao final do semestre ou a (o) paciente recebeu alta. Houve encaminhamento durante o tratamento para a psiquiatria. Enfim, relatar tudo que julgar importante para o esclarecimento do caso atendido ou para possíveis discussões do caso, posteriormente.
HISTÓRIA DE VIDA: Ao longo do tratamento a (o) paciente relatou que sua história de vida ......
SINTOMAS GERAIS: Durante a evolução do tratamento outros sintomas apresentados foram: ....
HIPÓTESE DIAGNÓSTICA: De acordo com o conceito psicanalítico de Diagnóstico Estrutural (Neurose, Psicose, Perversão), levantou-se a hipótese diagnóstica, nesse caso, de uma estrutura característica da: EX: Neurose (Histérica ou Obsessiva); Psicose (Esquizofrenia, Paranóia, Melancolia) ou Perversão.
ENLACE TEÓRICO: Fundamentar teoricamente o caso, a partir dos conceitos teóricos de autores da abordagem psicanalítica (FREUD, LACAN, ZIMERMANN. CALIGARIS, NASIO, ETC). EX: A técnica utilizada no atendimento do caso foi a Associação Livre que, segundo Freud (2012/1996, v. ---, p. ----), --------------. Descrever: como se deu a transferência; se em algum momento do tratamento houve ou não contratransferência, por parte do estagiário; como a (o) paciente reagiu ao tratamento; se houve ou não resistência, por parte do paciente; quais os mecanismos de defesa do ego identificados; citar atos falhos; chistes; momentos de silêncio; crises de choro; repetição; sonhos; traumas; etc. Fundamentar a hipótese diagnóstica levantada no item anterior.
...