Emile Durkheim
Pesquisas Acadêmicas: Emile Durkheim. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Quiinho • 4/4/2014 • 799 Palavras (4 Páginas) • 415 Visualizações
QUEM FOI DURKHEIM ?
* Foi um jovem opsitor da educação religiosa que defendia o método ciêntifico como forma de desenvolvimento do conhecimento.Em boa parte de seus trabalhos procurou demosntrar que os fenômenos religiosos tinham origem em acontecimentos sociais.
* Cinco anos após sua formatura(1882), Èmile começou seus estudos sobre a sociologia.
PRINCIPAIS OBRAS
* Da divisão do trabalho social, 1893;
* Regras do método sociológico, 1895;
* O suicídio, 1897;
* As formas elementares de vida religiosa, 1912;
PENSAMENTOS
Nem tudo que uma pessoa faz é um fato social, para ser um fato social tem de atender a três características: generalidade, exterioridade e coercitividade. Isto é, o que as pessoas sentem, pensam ou fazem independente de suas vontades individuais, é um comportamento estabelecido pela sociedade. Não é algo que seja imposto especificamente a alguém, é algo que já estava lá antes e que continua depois e que não dá margem a escolhas.
2- VIDA NA SOCIEDADE
SOCIEDADE MODERNA
* Para estudar a vida social na sociedade moderna, Ele argumenta que os fatos sociais têm uma existência independente maior e mais objetiva do que ações individuais que compõem a comunidade e só pode ser explicada por fatos sociais que não sejam, por exemplo, através da adoção comunidade sobre o clima ou situação ecológica particular.
FATO SOCIAL
* Fizemos ver que um fato social não pode ser explicado senão por um outro fato social e, ao mesmo tempo, mostramos como esse tipo de explicação e possível ao assinalar no meio social interno o motor principal da evolução coletiva. A Sociologia não e, pois, o anexo de qualquer outra ciência; é, ela mesma, uma ciência distinta e autônoma, e o sentimento do que tem de especial a realidade social é de tal maneira necessário ao sociólogo, que apenas uma cultura especialmente sociológica pode prepará-lo para a compreensão dos fatos sociais” (id, ibid.).
3 – INDVIDUO X SOCIEDADE
Durkheim procurava criar uma primeira abordagem científica para os fenômenos sociais que, até agora conhecidos pelo nome de Sociologia. Nos quatro cantos do esquema são colocados núcleos primordiais da produção durkheimiana, a que correspondem quatro obras importantes. No canto superior direito, a religião, vinculada às representações coletivas, constitui a via através da qual veio a elaborar os primeiros delineamentos da sociologia dó conhecimento a religião é uma forma de representação do mundo, ou mesmo uma forma de concepção do mundo. No canto superior esquerdo, a moral representa uma preocupação constante do autor, que só a desenvolveu em cursos publicados postumamente; ela está estreitamente vinculada à educação como forma de socialização dos homens, ou de internalização de traços constitutivos da consciência coletiva.19 No canto inferior esquerdo situou-se a divisão do trabalho, perspectiva básica – quase morfológica – e estreitamente vinculada aos tipos de solidariedade social, os quais são simbolizados no esquema pelas funções,
...