Emoções E Sentimentos
Casos: Emoções E Sentimentos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: anagugisch • 20/9/2014 • 417 Palavras (2 Páginas) • 300 Visualizações
Uma emoção propriamente dita é um conjunto de respostas químicas e neurais que formam um padrão diferente do habitual. Estas respostas são produzidas quando o cérebro normal recebe um estímulo que “quebra” esse “equilíbrio”, desencadeando a emoção.
Os sentimentos são únicos aos seres humanos, podemos considerá-los uma evolução das emoções. O sentimento é uma auto-percepção do próprio corpo, acompanhada pela percepção de pensamentos com determinados temas e pela percepção de um modo de pensar. O sentimento pressupõe necessariamente um juízo sobre um conjunto de auto-percepções e neste sentido sentimento assemelha-se a um tipo de metacognição, porém na sua essência, os sentimentos são ideias. Resumindo, os sentimentos são uma ideia sobre o corpo e/ou organismo, quando este é perturbado de alguma forma pelos processos emocionais.
É importante referir que emoções e sentimentos interagem entre si, emoções dão origem a sentimentos, contudo, um sentimento negativo gera mais emoções negativas.
A emoção é a manifestação física do que sentimos, é a exacerbação do sentir. Desequilibrado, o sentir como que vaza para o físico. Já o sentimento é interior, não visível, não manifesto. Equilibrado, alimenta, orienta, ensina. Os sentimentos são mais conscientes que a emoção, pois enquanto as emoções muitas vezes chegam ao ser humano e aos animais de forma inconsciente, o sentimento é uma espécie de juízo sobre essas emoções, que devido às emoções serem inconscientes, nem sempre corresponde à verdade. Nossos pensamentos são frutos de nossos sentimentos.
Nossas emoções são o retorno do pensamento, agitando os sentimentos. A força criativa não é acionada diretamente pelo pensamento. Toda ação criativa é decorrente de um sentimento. Portanto, os sentimentos desempenham um papel muito importante, porque são eles que acionam todos os pensamentos e a materialização das ações.
A Mente Subconsciente é a sede de todas as emoções, de todos os sentimentos. A Mente Consciente é apenas uma área mental onde são registrados as emoções e os sentimentos já experimentados. Esta é a razão porque as emoções e os sentimentos gravados na Mente Subconsciente se manifestam com tanta força.
A emoção é um estado afetivo intenso, muito complexo, proveniente da reação, ao mesmo tempo mental e orgânica, sob a influência de certas excitações internas ou externas. Na emoção existe forte influência dos instintos, das inferioridades e da não-racionalidade.
O sentimento se distingue basicamente da emoção por estar revestido de um número maior de elementos intelectuais e racionais. No sentimento já existe alguma elaboração no sentido do entendimento e compreensão. No sentimento já acontece uma aproximação da reflexão e do livre-arbítrio, da espiritualidade e da racionalidade ou evolução humana.
...