Empirismo
Resenha: Empirismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: GuiiRibeiro • 5/8/2014 • Resenha • 258 Palavras (2 Páginas) • 509 Visualizações
Responda às questões:
1. O que é empirismo? Quais suas principais características? Dê um exemplo de conhecimento empírico.
R: O empirismo defende que todas as nossas idéias surgem de nossas percepções sensoriais (visão, audição,tato, paladar, olfato). John Locke, por exemplo, diz: nada vem á mente sem ter passado pelos sentidos. O empirismo de John Locke propõe que todas as pessoas, ao nascer, nascem sem saber absolutamente de nada, sem conhecimento algum. Todo o processo do conhecer, do saber e do agir é compreendido pela experiência, pelas tentativas e erros. Durante muito séculos, acreditava-se, por exemplo que o Sol girava em torno da Terra, sendo assim um conhecimento empírico, mais tarde a ciência comprovou que, contrariamente ao que possa indicar a nossa percepção é, na realidade, a Terra que gira em torno do Sol.
2. O que é racionalismo? Quais suas principais características? Dê um exemplo de conhecimento racional.
R: O Racionalismo Cartesiano de René Descartes, aceita o conhecimento apenas com bases racionais de aceitação; Descartes coloca a razão como centro de análise sem qualquer senso comum, assim pode-se duvidar de tudo, de que tudo pode ser falso ou engano. Com isso o filósofo propõe chegar a algo que não possa se negar e que, portanto, seria a única verdade que jamais poderia ser negada. É dele uma das mais famosas frases: “Penso, logo existo”; um exemplo de conhecimento racional, por exemplo, parte do pressuposto que o “Eu pensante” ainda é pensamento, porém impossível de se negar que algo pensa, pois quem está pensado sou eu mesmo; René Descartes é considerado Pai do pensamento moderno.
...