Enfermagem
Artigo: Enfermagem. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: andreandreandre • 24/3/2015 • 2.000 Palavras (8 Páginas) • 360 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
Estrutura e Organização da Educação Brasileira
Educação e Diversidade
NOME COMPLETO DO ALUNO: - RA:
Desafio Profissional entregue como requisito para conclusão das disciplinas “Educação e Diversidade” e “Estrutura e Organização da Educação Brasileira”, sob orientação da Tutora EAD:
Echaporã/SP
2014
Introdução
As tecnologias de informação e comunicação (TIC) podem produzir benefícios muito relevantes para a educação, a inovação da linguagem e das práticas de ensino podem tornar professores e escolas mais atraentes aos olhos dos alunos diante da revolução tecnológica que vem ocorrendo e o acesso a mecanismos de interação e comunicação aos quais todos temos acesso nos dias de hoje.
O professor do século XXI enfrenta os desafios de tornar as TIC aliadas e acessíveis ao conteúdo de ensino na escola sem que se percam os focos da aprendizagem.
Para tanto, usar situações cotidianas de modo que os alunos sintam-se familiarizados com o conteúdo facilita a resolução dos problemas. Embora não nos esqueçamos que essas tecnologias devem ajudar os alunos a lembrar os princípios fundadores da escola: a igualde de oportunidades, a formação crítica dos futuros cidadãos e a adaptação das crianças à sociedade.
No processo de incorporação das tecnologias na escola, não é suficiente apenas oferecer os equipamentos necessários à sua introdução, é preciso que os agentes participantes do procedimento estejam em concordância, professores, pais, alunos e direção.
APLICAÇÃO DA TECNOLOGIA
Ambiente/Sala Temática: Biblioteca
Usuários: Alunos do Ensino Fundamental I
Recursos Tecnológicos Justificativa e Estratégia de Uso Objetivo Aplicação de Tecnologias Assistivas
Computadores Pesquisas de livros, autores, história dos autores. Curiosidades sobre autores. Aquisição de conhecimento Promover a Independência e Inclusão dos alunos com necessidades especiais por meio de programas específicos para cada tipo de necessidade.
Lousa Digital Permitir Acesso do aluno em momento real com o professor Interação aluno/professor
Tablets Permitir o manuseio dos livros em mídia digital Acesso rápido às informações
Impressoras Impressão de Histórias pequenas Aproveitamento dos conteúdos desenvolvidos na sala
Acesso a Internet Para permitir o acesso a todas as ferramentas acima mencionados Democratizar o acesso à informação
4. TEXTO: A IMPORTANCIA DO PROJETO “ESPERANÇA COM TECNOLOGIAS PARA A EDUCAÇÃO”
A integração das Tecnologias de Informação e Comunicação no ambiente escolar pode tornar-se ser uma boa chance de que o aluno consiga descobrir na prática do exercício de um modo diferente e prazeroso de aprender, auxiliando a aumentar o interesse pela aula e pelos temas abordado e por consequência a vontade de aprofundamento do assunto o que torna a produção do conhecimento mais eficaz.
Ainda com a ampliação e ascensão de classes sociais e econômicas as diferenças culturais ainda existem e são a marca da nossa sociedade. A produção e transmissão da informação, já não ocorrem mais como há algum tempo, estão mais coletivizadas, as TICs, acabam tendo um papel fundamental nesse processo de acesso à elas dentro da escola.
A eficiência pedagógica tende a ser moldada e construída em torno das ocorrências e necessidades de cada individuo, usando eventualmente equipamentos multimídia que podem não terem sido concebidos para usar na escola, como celulares por exemplo.
LIBÂNEO (2007, p.309) afirma que: “o grande objetivo das escolas é a aprendizagem dos alunos, e a organização escolar necessária é a que leva a melhorar a qualidade dessa aprendizagem”. Conforme Moran, “ensinar com as novas mídias será uma revolução se mudarmos simultaneamente os paradigmas convencionais do ensino, que mantêm distantes professores e alunos. Caso contrário, conseguiremos dar um verniz de modernidade, sem mexer no essencial”. (MORAN, 2000, p. 63)
DEMO (2008), afirma em relação as Tecnologias de Informação e Comunicação: “Toda proposta que investe na introdução das TICs na escola só pode dar certo passando pelas mãos dos professores. O que transforma tecnologia em aprendizagem, não é a máquina, o programa eletrônico, o software, mas o professor, em especial em sua condição socrática.”
O projeto “ESPERANÇA COM TECNOLOGIAS PARA A EDUCAÇÃO”, pensando no avanço das novas tecnologias, trará ao Professor um novo modo de utilizar ferramentas tecnológicas para serem inseridas no contexto de ensino aprendizagem e contribuir consubstancialmente na relação aluno x professor facilitando a absorção dos elementos estudados em aula.
O professor por meio de recursos mais simples e acessíveis ao cotidiano de quase todo mundo, nos dias atuais, como uma câmera digital, por exemplo, pode propor atividades como o registro do percurso do aluno de casa até a escola e quais placas e pontos ele prefere destacar, trabalhando com isso noções de geografia raciocínio lógico, matemática e porque não propor até uma multidisciplinaridade à atividade.
Com a inclusão de alunos com necessidades especiais, rompendo as barreiras do preconceito e esta realidade cada dia mais presente nas escolas podemos destacar um aspecto importante a ser observado no projeto que é a TA - Tecnologia Assistiva é um termo ainda muito novo utilizado para identificar toda uma gama de recursos e serviços que servem como apoio para ampliar as capacidades de pessoas com deficiências e promover sua independência, como a cadeira de rodas, a bengala e carros adaptados.
Segundo Sassaki (1997, p.41): "Conceitua-se a inclusão social como o processo pelo
...