Entrevista E Observação
Artigos Científicos: Entrevista E Observação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: SamaraOliveiraPi • 8/11/2013 • 488 Palavras (2 Páginas) • 1.900 Visualizações
1. Diferencie observação casual de observação científica.
Observação casual é aquela realizada com argumento do senso comum sem fundamento científico, sem comprovação. E observação científica é uma observação sistemática, planejada e objetiva que requer a adoção de procedimento específico de coleta e de registro de dados, com comprovação.
2. Explique o que é necessário para definir o planejamento da observação.
É necessário para definir o planejamento da observação, dados como: onde (local e situação que será realizado), quando (em que momento), quem (quais serão os sujeitos), o que (que comportamento e circunstâncias ambientais) e como (qual a técnica e registros utilizados). Atendo-se aos fatos observados podendo ser percebidos pelos sentidos, sem levar em conta sua impressão e sua interpretação.
3. O que é objetividade na observação.
A objetividade na observação é colher o maior número de dados com eficácia de um paciente, tendo em conta o comportamento e as circunstâncias ambientais.
4. O que é observação fidedigna.
É uma observação controlada e sistemática, onde o entrevistador é preciso e seus registros confiáveis. Sendo às vezes necessário mais de um observador e as anotações comparadas, devendo haver concordância entre os registros.
5. Diferencie observação de laboratório, observação de campo e observação participante.
De laboratório: Cria-se um ambiente padrão que estimula o comportamento de interesse e permite a coleta de informações. Usa-se o mesmo procedimento com todos pacientes.
De campo: Observa o paciente diretamente em seu ambiente real. Com a dificuldade de camuflagem (Ocultar o observador).
Participante: O observador se mistura aos observados com permissão para não inibir e distorcer o comportamento. Também conhecido como observação naturalista.
6. Explique o que é entrevista psicológica.
Entrevista psicológica é uma relação entre duas ou mais pessoas dentro de um marco referencial estabelecido, onde o entrevistado procura o profissional para pedir ajuda ou este pode vir por pedido de terceiros.
7. Diferencia entrevista estruturada, não- estruturada e semi-estruturada.
Estruturada: Contém perguntas fechadas semelhante a formulários, sem apresentar flexibilidade. Roteiro de entrevista.
Não-estruturada: Oferece ampla liberdade na formulação de perguntas e na intervenção da fala do entrevistado, seguindo o fluxo natural das ideias.
Semi-estruturada: É direcionada por um roteiro previamente elaborado com questões abertas. Sem roteiro, espontâneo.
8. Diferencie entrevista inicial, entrevista subsequente e entrevista devolutiva.
Inicial: Primeiro encontro entre o paciente e o psicólogo, com contato direto para obter a primeira impressão, esclarecer motivos e fazer contrato de trabalho.
Subsequente: Não tem o número certo de entrevista, pois depende do processo de desenvolvimento do paciente, com o objetivo de obter mais dados para conhecer a história
...