TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escolas Da Pisoclogia

Exames: Escolas Da Pisoclogia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  669 Palavras (3 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo

Psicologia: Psiqué (mente) + logia (estudo) = estudo da mente e dos processos mentais, comportamentos, desejos, percepção, motivação. Estes estudos eram feitos por filósofos, que tentavam entender a mente humana através da observação do comportamento. A Psicologia evoluía como uma disciplina científica com suas próprias linhas de pensamento, não sendo só mais um ramo da Filosofia. Ao longo do tempo e consequência de estudos de vários pensadores, foram surgindo as terorias, que formam o que conhecemos hoje como as grandes escolas da Psicologia.

Palavras Chave: Psicologia; Filosofia; Psicanálise, Behaviorismo, Gestalt,

Introdução

A psicologia é a ciência que estuda o comportamento e os processos mentais dos indivíduos (psiquismo). Cabe agora definir tais termos:

A psicologia é uma ciência pois ela é regida pelas leis do método científico que rege as outras ciências: ela busca um conhecimento objetivo, baseado em fatos. Tem o papel de elo entre as ciências sociais, como sociologia.

O comportamento é o alvo principal dessa. A observação e a análise da personalidade ocorrem em diferentes. A partir daquilo que foi observado o profissional da psicologia procura esclarecer o comportamento. Parte-se do princípio de que o comportamento se origina de uma série de fatores distintos: variáveis orgânicas, disposicionais e situacionais

Este trabalho tem como objetivo citar as principais escolas da psicologia, e detalhar sua evolução ao longo dos séculos, até se tornar a que conhecemos nos dias de hoje.

Estruturalismo

Criado por Wundt que realizava experimentos para levantar dados sistemáticos e objetivos que poderiam ser replicados por outros pesquisadores. Dedicou-se principalmente ao estudo de reações simples a estímulos realizados sob condições controladas Foi nomeado “estruturalismo” por Edward Titchener, que divulgou o método nos Estados Unidos. Estudava a estrutura consciente da mente e do comportamento, sensações. Titchener fazia uso da introspecção onde o indivíduo explora seus próprios pensamentos e sensações a fim de erncontrar informações sobre determinadas experiências. Entretanto, o Estruturalismo sofreu várias crítias, sendo apontada como:

 Reducionista: reduzia a complexidade da experiência humana a apenas sensações;

 Elementarista: dedicava-se ao estudo de partes ao invés de estudar o todo em sua complexidade

 Mentalista: baseava-se somente em relatórios verbais.

Funcionalismo

Para William James, o estudo dos processos do Estruturalismo não era apenas uma descrição de elementos, conteúdos e estruturas. Para ele a mente era um constante fluxo, uma característica da mente em constante interação com o meio ambiente. Sua atenção estava mais voltada para a função dos processos mentais conscientes. Deveria haver espaço para emoções, a vontade, etc. As idéias de James foram desenvolvidas por John Dewey

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com