Estagio I Psicologia Social
Por: Maria Carvalho • 1/5/2016 • Trabalho acadêmico • 1.048 Palavras (5 Páginas) • 513 Visualizações
Instituição Social (AACD-OSASCO)
Ambiente externo com portaria, amplo estacionamento onde todos tem que estacionar de ré, para melhor observação de quem esta passando no local, placas de sinalizações, paredes cinza com listras vermelhas, extintores de incêndios, ambulância, todas as portas tem um tapete preto com o nome AACD.
Ambiente interno antes as paredes eram todas brancas, mas o cartunista Mauricio de Souza junto com a união Coral fez uma parceria e desenharam no espaço infantil personagens da Turma da Monica, tornando um ambiente mais agradável para as crianças. Com bastante cadeiras de rodas para locomoção.
[pic 1]
Sala de espera
O local disponibiliza uma Brinquedoteca para as crianças onde elas se interagem e passam o tempo auxiliado por dois voluntários.
Dividida por salas de Fisioterapia, Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia ocupacional adulto e infantil, Terapia em grupo, palestras, sala de atividade da vida diária onde o paciente passa por situações cotidianas e aprende a ter o máximo de independência, 2 piscinas, uma adulto e uma infantil com agua morna.
Cadeiras de rodas adultos e infantis, bebedouros, lanchonete, lixeiras, banheiros, quadros pintados pelos próprios pacientes, bicicletas, camas, ventiladores, macas.
[pic 2]
Cadeiras De Rodas
Fomos atendidos pela Senhora Bertha, que nos acompanhou em toda visita, nos mostrando e explicando todos os setores, e pelo Sr. Ivo que já foi paciente da AACD, por 3 anos e hoje é voluntario.
A AACD conta com o Teleton, onde uma vez por ano artistas, emissoras de televisão, grandes empresas, voluntariados se reúnem para angariar fundos, para manter o atendimento ao portador de necessidades físicas, pois os mesmo são atendidos sem nenhum custo, também tem o bazar dentro do local onde se vende produtos novos e semi novos (roupas, brinquedos, fraudas, sorvetes, panetones), eventos paralelos como pascoa, onde é feito entrega de chocolates, festa junina, dia das crianças e entrega de presentes natalinos para o paciente.
Na recepção tem o setor SAMI, onde o paciente leva o encaminhamento do seu medico, para inscrição, e são pedidos os documentos necessários incluindo o laudo médico, o SAMI também é responsável pelo atendimento e agendamentos de consultas. Depois que o paciente faz toda inscrição passa pelo Psicólogo e o encaminha para o melhor tratamento a ser feito e quantos dias serão necessários.
Assistentes sociais ficam no local para o fornecimento de laudos para o paciente que necessite de Vale Transporte, e também orienta sobre a lei que assegura o direito de transporte gratuito para pessoas que tem necessidades especiais físicas.
AACD atendia apenas crianças com paralisia infantil, porem a doença foi eliminada com a vacina de poliomielite, depois passaram a atender pessoas com diversas doenças neurológicas, principalmente acidentadas, de todas as idades, independente da cor, raça, gênero, religião ou classe social, do SUS e convênios.
O espaço disponibiliza a sala de convivência, uma sala grande com geladeira, micro-ondas, armário, mesas e cadeiras, onde serve para descanso das pessoas que trazem seus parentes para o tratamento e muitas vezes passam o dia todo no tratamento. A lanchonete é terceirizada, a AACD não fornece alimentação aos pacientes e seus acompanhantes.
Por motivo de crise alguns setores como a arterapia, musicoterapia, e a piscina para esporte estão fechados por tempo indeterminado. Porem, já está superando a crise e esperando um melhor momento para reabri-las.
[pic 3]
Quadros feito pelos pacientes das alas fechadas
No setor de Terapia infantil os trabalhos são feitos com o brincar para adaptação, os terapeutas brincam com as crianças para o melhor aprendizado delas.
No setor de Terapia Adulto tem a sala de AVD (Atividade da vida diária), os pacientes reaprendem as coisas simples do dia a dia, conseguindo o máximo de independência possível como arrumar a cama, ir ao banheiro e fazer sua própria higiene pessoal.
...