Psicologia Social ( Projeto de estagio)
Por: sdih • 11/5/2015 • Trabalho acadêmico • 703 Palavras (3 Páginas) • 2.748 Visualizações
1. Introdução
Psicologia Social
A Psicologia Social tem a finalidade de integrar o grupo no seu meio de convívio, a interação social é o seu foco e sendo trabalhado o seu processo cognitivo. A Psicologia Social no “campo’’ tem a responsabilidade e compromisso de agir no cotidiano do grupo, e serem aplicadas ações para fundamentar os valores perdidos no ambiente.
A Falta de estimulo, incentivo, conscientização faz com que os jovens se sintam perdidos e sozinhos nessa nova fase de suas vidas e isso pode causar um grande transtorno em suas vidas, sem contar toda pressão que eles sofrem para se decidirem o faram quando terminarem o Ensino Médio, e devido a toda essa pressão psicológica acabam gerando muitos conflitos sociais, como a inversão de valores, uso de drogas, e são as ferramentas da Psicologia Social que são utilizadas para auxilar esses jovens nesse período de transição para a vida de jovem adulto, sendo assim auxiliando eles a entenderem a responsabilidade que eles terão a partir de então com o meio social.
2. Justificativa
- A escolha do CRAS foi feita através do contato que eu já tinha com a Assistente Scial do local. Facilitando a abertura para o desenvolvimento do trabalho de estágio de Psicologia Social.
- Vejo o estágio como algo primordial para nossa vida profissional, pois somente através do mesmo é que teremos reais experiências com a área.
3. Objetivos
Através de atividades diversificadas, pretendemos atender à dois grupos, de adolescentes sendo um somente de meninos e o outro de meninas, com eles trabalharemos as expectativas sobre o futuro, sustentabilidade o “como agir ” e valores morais.
3.1 Objetivos Específicos:
Grupo 1 – Crianças
Ao trabalhar com as crianças sobre valores e relacionamentos, abordaremos sobre o convívio entre eles, valorizando os benefícios que o abrigo lhes oferece, como estrutura, alimentação, moradia e etc. Entender a importância de um bom relacionamento, podendo assim tirar proveito de todas as situações que vivenciarem no futuro.
Grupos 2 – Adolescentes
Ao trabalhar com os adolescentes as suas expectativas, queremos incentivá-los a terem responsabilidades com seus atos e incentivá-los à uma profissão, para que possam se desenvolver sozinhos fora do abrigo quando alcançarem os seus 18 anos.
4. Diagnóstico do Campo de estágio
Rasc – Recuperação e Assistência Cristã, sita à Rua Luiz Bassoto nº5-50 Bairro JD Marambá na cidade de Bauru, Estado de São Paulo, Telefone (14) 3879-3183.
O método de observação foi utilizado para identificar as principais necessidades do campo, através da observação pôde ser notada as dificuldades do abrigo, dos funcionários, das crianças e dos adolescentes; através dos diálogos podemos conhecer os fatores que desencadeiam determinados comportamentos relatados pelos funcionários e pelos abrigados.
Os serviços oferecidos são para meninos direcionados do Conselho Tutelar
...