Estilos de Liderança
Por: Junior Britto • 17/9/2016 • Trabalho acadêmico • 386 Palavras (2 Páginas) • 283 Visualizações
Estilos de Liderança
O estilo de liderança é condicionado pelas reações e comportamentos humanos, onde assim poderemos saber qual é o tipo de líder mais indicado para cada grupo, mas é imprescindível que seja situacional, flexível e adaptado para os resultados que se pretende. O principal objetivo pretendido deve contar com as etapas do estilo autocrático, democrático e liberal, levando-se em conta o receptor, auto-estima e afetividade (respeito ao liderar ). O estilo deve ser situacional visando ao aprimoramento contínuo de todo o ambiente de trabalho.
Autocrático - O líder autocrata não promove a participação efetiva da equipe nos projetos, ele decide os objetivos do grupo, enxergando neles concorrentes, e não, colaboradores, limitando-se a distribuir tarefas e supervisioná-las, mas, como não valoriza as competências, os conhecimentos e os resultados dos subordinados, acaba criando um ambiente de trabalho no qual os profissionais são cobrados excessivamente. Isso causa certo desconforto e limita o desempenho do grupo. É uma forma de incentivar a competição entre os funcionários, visando sempre à produtividade. É mais conhecido como um chefe do que um líder.
Democrático - O líder democrático permite que todos os liderados participem das decisões importantes do grupo e aceita idéias, críticas e sugestões são importantes para aperfeiçoamento dos projetos, da equipe e da organização como um todo. Essa abertura de espaço para diálogos favorece altos indicies de motivação do grupo, sendo assim, o líder democrático precisa ter inteligência para encontrar o equilíbrio e não perder o controle, o foco e a objetividade, para então estabelecer um ambiente harmônico e produtivo na empresa.
Liberal - Dá aos colaboradores liberdade na execução de projetos, que indica uma equipe que não necessita de supervisão. Os próprios profissionais ficam responsáveis por gerenciar os resultados de seu trabalho, a participação do líder é mínima. É uma forma de demonstrar confiança na capacidade dos colaboradores. No entanto, o líder liberal precisa estar atento para que não haja desentendimento entre os colaboradores e com isso prejudique a empresa.
Situacional - É um tipo de liderança que pode mudar de acordo com a variação das situações apresentadas, ou seja, o líder tem a capacidade de adequar-se ao momento, conduzindo de forma efetiva seus colaboradores para que reajam positivamente, dêem o seu melhor e alcancem os resultados esperados. É bastante utilizado em grandes empresas por possuírem muitos perfis e setores diferentes.
Referencia:
www.ibccoaching.com.br
...