Estresse
Resenha: Estresse. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LucasHamuch • 16/10/2014 • Resenha • 309 Palavras (2 Páginas) • 199 Visualizações
Nem todo estresse é ruim, se estressar de vez em quando também ativa o sistema imunológico. Um estudo recente da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, sugere que levar uma vida calma demais aumenta em 43% as chances de morrer prematuramente. O motivo? Se nunca estimulado, o sistema imunológico não se fortalece e a pessoa adoece com mais facilidade.Entretanto, o estresse só é bom se dura de minutos a alguns dias. Se passa desse tempo torna-se um desgaste emocional crônico e, em vez de bem, começa a fazer mal à saúde. Quando o estresse é ruim, a sensação após determinado episódio é de opressão, nunca de excitação, e leva a um descontrole que gera desde fugas emocionais até reações agressivas,
Para retornar ao eixo de equilíbrio, a maioria dos estressados crônicos costuma recorrer aos consultórios em busca de soluções em comprimidos. Nem sempre é o caminho. Muitas vezes, a terapia é mais eficaz.Nem todo mundo tem a mesma reação diante de um mesmo tipo de estresse. Enquanto muita gente adora falar em público, outras preferem se esconder em um buraco a se expor. Uma promoção a um cargo de chefia é motivo de comemoração e estresse positivo para a maioria, mas outros perdem o sono. A separação conjugal é outro exemplo. Para alguns gera efeito negativo, sentimento de rejeição. Mas outros se sentem livres, com o desafio de se reinventar. A reação depende do jeito de ser e da autoestima.
O estresse Fisiológico: podem afetar negativamente o sistema bioenergético humano, produzindo reações fisiológicas anormais e, por fim, as doenças.
O estresse mental ou emocional é um dos maiores problemas das sociedades modernas. Em uma situação de estresse, o organismo humano redistribui suas fontes de energia, antecipando uma agressão iminente. Esse mecanismo de adaptação é vantajoso se realmente houver perigo iminente. Entretanto, se esse estado persistir por muito tempo, o dano será inevitável.
...